Clair Tomé Kuhn assume presidência da AMAJA

ALTO JACUÍ – Neste domingo (22), em assembleia geral realizada em Almirante Tamandaré do Sul, durante o 7º Gaitaço, aconteceu a posse do novo presidente da AMAJA (Associação dos Municípios do Alto Jacuí). Clair Tomé Kuhn (PMDB), atual vice-presidente da FAMURS (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) e prefeito de Quinze de novembro, assumiu a entidade.

A solenidade aconteceu após a inauguração da fábrica de água mineral Valle Azul, no distrito de Segredo, na BR 386.

Após a solenidade de inauguração, que foi comandada pela prefeita de Almirante Tamandaré do Sul, Dilce Klein Bicigo, os prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais foram convidados a se dirigir ao escritório da Mineradora Valle Azul, onde aconteceria a assembleia da AMAJA e a posse.

Antes de dar posse ao novo presidente, foi feita a apresentação das contas da diretoria passada. O ex-presidente e prefeito de Lagoa dos Três Cantos, Ernor Weber, juntamente com o secretário-executivo da AMAJA, João Ernesto Schemmer, falaram sobre as ações que a Associação realizou no período 2011-2012.

Clair Tome Kuhn, em sua manifestação aos colegas e assessores, disse que seu objetivo é fazer com que a AMAJA continue avançando e que vai trabalhar para fortalecer o interior, especialmente a agricultura. Ele falou sobre o código florestal e o uso da água da barragem do Passo Real que, praticamente, circunda seu município e da ideia de utilizar a água daquele reservatório, que é o maior de água doce do Estado, para irrigação de pequenas propriedades. Falou também sobre a industrialização da região, como um todo e da criação de um fundo de apoio aos municípios da região nesta questão. Por fim, pediu aos colegas prefeitos que façam um levantamento da situação das rodovias em seus municípios para que seja levado do Governador do Estado.

A reunião da AMAJA contou com a participação dos deputados Ronaldo Nogueira (federal) e dos estaduais Gilberto Capoani, Pedro Westphalen e Zilá Breitenbach.

Compartilhe: