Cirurgia inédita em Carazinho utiliza a tecnologia de Neronavegação

Postado em 13 maio 2022 16:02 por jeacontece
15.292.411/0001-75

Foi realizada nesta quarta-feira (11) em Carazinho, no HCC, a primeira cirurgia de base de crânio com neuronavegador. Esta tecnologia só é utilizada em alguns centros médicos do Brasil e exige alto grau de treinamento da equipe de médicos cirurgiões. Os equipamentos vieram de Florianópolis juntamente com um técnico responsável por calibrar o aparelho.

Na cirurgia, que teve duração de nove horas, foi retirado um tumor raro da base do crânio pelo nariz sem necessidade de cortes externos, provável Cordoma de Clivus, que foi enviado para exame anatomopatológico para confirmação diagnóstica. Após o procedimento, o paciente foi pra a UTI onde encontra-se estável, acordado e conversando. Este paciente veio da cidade de Santo Ângelo pra fazer o tratamento com a equipe de Carazinho.

A equipe de cirurgiões é composta pelo Dr Gustavo Espanhol otorrinolaringologista com especialização nos Estados Unidos, Dr Rafael Espanhol neurocirurgião com especialização na Alemanha e Dr Matheus Balem neurocirurgião. Também fizeram parte da equipe cirúrgica o Dr Caetano Sebastiany anestesiologista e a equipe de enfermagem do HCC com duas instrumentadoras e duas circulantes.

Rádio Gazeta

Postado em 13 maio 2022 16:02 por jeacontece
15.292.411/0001-75
Tags:

NOTÍCIAS RELACIONADAS


TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop