Circuito debaterá sucessão rural, gestão sustentável e mercado da carne em Santa Maria

Postado em 20 julho 2018 06:37 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Um painel sobre holding rural (modalidade de empresa rural) como instrumento prático para a proteção patrimonial, redução de tributos e planejamento sucessório abrirá a 5ª Etapa do Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio, evento que ocorrerá no município de Santa Maria, na próxima terça-feira (24/07), na sede do Sindicato Rural, a partir das 13h30, promovido pelo Instituto de Educação do Agronegócio (I-UMA), com o apoio técnico da Emater/RS-Ascar.

No painel de abertura serão palestrantes os sócios-fundadores da MMT Advogados Associados, de Santa Maria, Alexandre Jaenisch Martini e Felipe José Tonel de Medeiros. De acordo com Martin,i atualmente identificam-se três grandes problemas relacionados à manutenção do patrimônio rural: a diminuição gradativa do lucro na atividade rural, os gastos excessivos com a inevitável sucessão e, ainda, as controvérsias advindas do processo sucessório.

“Nesse cenário, a criação do holding rural se mostra uma alternativa eficaz para resolver tais problemáticas, vez que se baseia em três pilares: planejamento sucessório, proteção do patrimônio e obtenção de ganhos tributários. Utilizando-se de estratégias e métodos específicos, é possível reduzir em até 2/3 a carga tributária incidente sobre a atividade rural. Assim, a holding oferta benefícios financeiros e estruturais a curto, médio e longo prazo, sendo um importante mecanismo para dar continuidade sustentável à propriedade rural”, sustenta o advogado.

O segundo painel do evento abordará a iniciativa de gestão sustentável da agricultura familiar da Emater/RS-Ascar, no âmbito estadual, que tem por objetivo promover a gestão e adequação socioeconômica e ambiental das propriedades, acompanhando a execução através de planos de gestão para cada estabelecimento rural assistido. O assunto será tratado pelo assistente técnico e um dos coordenadores da atividade do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, engenheiro agrônomo Pedro Urubatan Neto da Costa. As famílias que participam da iniciativa recebem orientações e avaliações definidas no Plano Anual de Gestão, que é reavaliado pela equipe técnica e pela família no final de cada ano.

“Através desse modelo de trabalho, busca-se inovar a forma de atuação dos técnicos de Extensão Rural, gerar referências técnicas, econômicas, sociais e ambientais, para qualificar o processo de tomada de decisão, contribuir com a geração de políticas públicas e para aumentar a renda e a inclusão social e produtiva das famílias rurais”, afirma Costa.

O terceiro painel será conduzido pelo gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, da Associação Brasileira de Angus, Fábio Medeiros, e tratará sobre o mercado da carne no Rio Grande do Sul. De acordo com Medeiros, há necessidade de os produtores rurais trabalharem em sintonia com as demandas dos consumidores, qualificando sua produção e explorando ao máximo a genética e as qualidades potenciais de pecuária, uma vez que a produção de cortes Premium não é mais uma exclusividade do RS.

“Neste contexto, é fundamental o entendimento por parte dos produtores rurais dos principais fatores que afetam a comercialização da carne em mercados Premium para a efetiva valorização da carne gaúcha e rentabilidade no campo”, assegura Fábio Medeiros.

A 5ª Etapa do Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio busca incrementar o debate sobre a importância de um gerenciamento planejado e cuidadoso sobre o agronegócio. A solenidade de abertura será às 14h, com a presença dos gerentes regionais da Emater/RS-Ascar, Regina Hernandes e Renato Cadó, e a supervisora microrregional Auria Schroder, do presidente do I-UMA, José Américo da Silva, e do presidente da Associação Rural, Conrado Hoffmann, além de autoridades convidadas.

O evento é voltado a produtores e lideranças rurais, extensionistas, pesquisadores, professores e estudantes universitários, secretários da Agricultura e do Meio Ambiente, prefeitos, agentes do sistema financeiro, representantes de cooperativas, agroindústrias, formadores de opinião que integram o sistema produtivo gaúcho, empresários do agronegócio e veículos de imprensa. A entrada é franca e as inscrições devem ser feitas pelo telefone (51) 3224-6111 ou pela internet, através do site do I-UMA (www.iumaeventos.com.br).

Helena Boucinha – Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Santa Maria

Postado em 20 julho 2018 06:37 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop