Cem horas após tempestade, RS ainda tem pelo menos 66 mil pontos sem energia elétrica

Postado em 22 janeiro 2024 09:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Mais de cem horas depois da tempestade registrada na última terça-feira (16), ainda há 66 mil pontos sem energia elétrica no Rio Grande do Sul. Conforme a atualização deste domingo (21), a concessionária RGE informa 36 mil clientes sem luz. Já a CEEE Equatorial afirma que 30 mil pontos ainda não foram restaurados.

O boletim da RGE afirma que os pontos sem energia elétrica estão distribuídos pelas regiões Metropolitana (26 mil), Vale do Rio Pardo (seis mil), Vale do Taquari (dois mil), e Vale do Sinos (dois mil). A concessionária reforça que segue trabalhando para normalizar o serviço, mas reconhece que o prazo de finalização para este domingo poderá ser estendido.

Em nota, a RGE diz que “na maioria dos casos há necessidade de remoção de entulhos, galhos e até árvores inteiras, caídos sobre fios e outros equipamentos. Isso faz com que o serviço seja muito mais demorado do que o normal. Portanto, conforme informado na entrevista de sexta-feira, a RGE trabalha para normalizar o fornecimento à maioria dos 7% clientes restantes ainda neste domingo, podendo ficar atendimentos pendentes, dado a complexidade da manutenção”.

A CEEE Equatorial informa que há 30 mil pontos sem energia elétrica em decorrência do temporal da última terça-feira. Deste total, a concessionária afirma que a maioria se concentra em Porto Alegre. Até o momento, a empresa não confirmou se mantém a previsão de normalização para este domingo, prevista na última sexta-feira (19).

Protestos na Capital

Passados cinco dias desde a tempestade da noite de terça-feira (16), ao menos 20 protestos contra a permanente falta de água e luz foram registrados em Porto Alegre no sábado (20). O número de protestos foi contabilizado pela Brigada Militar (BM), que monitora as ocorrências desde o início do dia. De acordo com o boletim mais recente, divulgado às 22h20min, 10 manifestações ainda seguem durante a noite. Neste domingo pela manhã (21), um grupo de moradores do bairro Medianeira, na zona sul da Capital, realizava uma manifestação contra a CEEE Equatorial. Eles alegam que nenhum carro ou caminhão da companhia foi até o local desde o temporal.

Litoral sem luz

De acordo com a CEEE Equatorial, outra situação registrada nesta manhã deixa 19 mil pontos sem energia elétrica nas cidades de Palmares do Sul e Capivari do Sul, no Litoral Norte, Mostardas e Tavares, no Litoral Sul. Um avião de pulverização circulava pela região de Capivari do Sul quando cruzou por cabos de energia, ocasionando o rompimento dos mesmos.

Por conta disso, a linha de transmissão foi interrompida. Em contato com Corpo de Bombeiros de Cidreira, responsável pela região, que informou não ter sido acionado para atender a ocorrência. Até o momento, não há informações de que o piloto tenha ficado ferido.

 

Fonte: GZH

Postado em 22 janeiro 2024 09:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop