CBF muda critério, e ranking de clubes destacará últimos 5 anos

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou por meio de seu site oficial que vai mudar o critério dos pontos do ranking nacional de clubes. A lista, que antes levava em consideração o desempenho histórico dos times nas competições disputadas no Brasil, considerará somente os resultados obtidos nos últimos cinco anos, atribuindo pontuações correspondentes ao tempo que for decorrendo.

Segundo a resolução assinada pelo presidente José Maria Marin, a ideia é aumentar a diferença entre as pontuações dos clubes e gratificar com 400 pontos aqueles que disputaram a Copa Libertadores nos últimos cinco anos, o que tirou os times da disputa da Copa do Brasil – a partir do próximo ano, as equipes classificadas à competição sul-americana disputarão os dois torneios.
O desempenho apresentado nos últimos cinco será multiplicado por um peso decrescente (de cinco a um), segundo a nova convenção de pontos do ranking. Com isso, por exemplo, o Flamengo campeão brasileiro de 2009 receberia 1600 pontos pela conquista (800 x 4).

Terra

Compartilhe: