Cavaleiros de Carazinho participam da Cavalgada Caminho dos Tropeiros

Postado em 21 março 2022 11:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Cavalgada iniciou em Palmeira das Missões, e deverá encerrar seu percurso na cidade de Chapecó, em Santa Catarina

Na última terça-feira (15) , aconteceu a abertura oficial da Cavalgada Caminho dos Tropeiros, na Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões. O evento é organizado pela Associação Além Fronteiras de Cavalgadas e pelo CTG Passo das Tropas de Novo Xingú, contando com o apoio da 17ª Região Tradicionalista e da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões. Estiveram presentes tradicionalistas de CTGs, prefeitos, vereadores, bem como de secretários de Educação, Cultura e Turismo dos municípios por onde a cavalgada passará. A ocasião reuniu também, cerca de trinta cavaleiros para ouvir uma palestra proferida pelo historiador Adari Francisco Ecker, que abordou o tema sobre a história do tropeirismo e o povoamento da região. No dia seguinte os participantes iniciaram a cavalgada em Palmeira das Missões, a qual terá três etapas e deverá encerrar seu percurso na cidade de Chapecó, em Santa Catarina. Em Palmeira, o acampamento montado foi no ginásio poliesportivo do Parque Municipal de Exposições, contando com refeições típicas preparadas pela 17ª Região Tradicionalista. O evento tem como objetivo promover o resgate histórico e cultural dos caminhos percorridos pelos tropeiros entre os séculos XVIII, XIX e XX, durante suas andanças pela região no transporte de muares e outras cargas pelos estados do Sul do país até o Estado de São Paulo, onde levavam os animais na famosa feira de Sorocaba, onde chegaram com imensos rebanhos e inúmeros itens de comércio, e por consequência promoveram o desenvolvimento e o progresso social e econômico.

No trajeto os cavaleiros realizaram visitas educativas em escolas da rede pública estadual e municipal. Nas visitas foram distribuídos materiais didáticos sobre o tropeirismo, além de serem feitas palestras pelo historiador Adari Francisco Ecker e apresentações às crianças e jovens quanto a todo o aparato tropeiro na prática: como os muares e a indumentária tradicionalista da época. Ainda, foram descerradas placas em homenagem aos tropeiros em todos os municípios que a cavalgada passou. Acompanhou esse momento um convidado, João Hugo da Silva, de 97 anos, morador de Carazinho, e que em sua juventude foi um dos tropeiros que cortavam as estradas Rio Grande a fora levando tropas para São Paulo.

Os cavaleiros partiram de Palmeira das Missões para São José das Missões, onde os animais atravessaram a nado o Rio da Várzea, depois pousaram no Xingú e Constantina, e o encerramento da primeira etapa da cavalgada será em Engenho Velho com um almoço ao meio dia de hoje.

Mas destino final, que será cumprido em nova etapa da Cavalgada será a cidade de Chapecó. “O objetivo do evento é resgatar essa memória para quem hoje em dia talvez nem saiba que isso existiu, nossas crianças e jovens não podem deixar de saber sobre aquilo que firmou suas famílias nesse chão. As tropeadas foram tão importantes em Carazinho que uma das principais ruas da cidade foi denominada de Rua das Tropas” comenta o historiador, Adari Francisco Ecker. De Carazinho participam da Cavalgada: Adari Francisco Ecker, Ademar Corrêa da Silva, Amândio Francelino dos Santos Souza, João Hugo da Silva, Sandro Silva e João Alberto da Silva.

Diário da Manhã

Postado em 21 março 2022 11:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
Tags:
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop