Cardeal argentino é o novo Papa

Postado em 13 março 2013 17:24 por jeacontece
15.292.411/0001-75

O novo líder da igreja Católica é o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos. Trata-se do primeiro Papa das Américas e do primeiro jesuíta a se tornar pontífice. Ele escolheu o nome de Francisco I. Às 15h06min (horário de Brasília), a fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, noticiou aos fiéis que a decisão estava tomada. A multidão que aguardava a decisão na Praça São Pedro comemorou, emocionada.

Às 16h06min, uma hora após a fumaça branca, as luzes da sala de onde o Papa surgiu foram acesas. O anúncio oficial – a célebre frase “Habemus papam” – foi feito pelo presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Interreligioso, cardeal protodiácono francês Jean-Louis Tauran. Então o Papa apareceu diante dos féis na varanda da Basílica de São Pedro.

Bergoglio é considerado um conservador moderado e mostrou uma forte oposição à legalização do casamento gay na Argentina em 2010.O religioso da ordem Companhia de Jesus é arcebispo da Arquidiocese de Buenos Aires desde 1998 e foi promovido a cardeal em 21 de fevereiro de 2001 por João Paulo II. De acordo com especialistas, Bergoglio é articulador com grande capacidade e tem perfil fortemente doutrinário.

O conclave

O conclave para eleger o sucesso de Bento XVI começou na terça-feira. Dele, participaram os cardeais com menos de 80 anos. Durante o voto, manual e individual, os cardeais, orientados a disfarçar a letra, escreveram à mão, em um papel retangular, o nome do escolhido. Depois da fumaça preta emitida ontem, houve quatro votações nesta quarta até a decisão sobre o novo Pontífice.

Correio do Povo

Postado em 13 março 2013 17:24 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop