CARAZINHO – Professora da Ulbra desenvolve software para aprendizagem de matemática

Postado em 01 março 2013 16:48 por jeacontece
15.292.411/0001-75

Berenice de Oliveira Bona é Doutora em Ensino de Ciências (UBU- Espanha) e professora da ULBRA Carazinho para o curso de Engenharia de Produção. Criadora do software Ciamate que em breve poderá ser acessado em tablets, smartphones e em mais de uma língua.

Ciamate é uma ferramenta desenvolvida para ser usada em escolas de ensino fundamental da rede pública e privada de forma gratuita, sendo seu acesso pelo portal WWW.ciamate.com.br.

Os resultados mostram que o software contribui para uma aprendizagem significativa crítica dos conceitos das estruturas aditivas e multiplicativas dos alunos envolvidos, provocando uma expansão do domínio conceitual do estudante. Comprovou-se que ocorreram melhorias estatisticamente significativas no desempenho de resolução de problemas nas turmas em que foram empregadas o software por um certo período de tempo.

Berenice afirma que o software Ciamate surgiu da necessidade de auxiliar os estudantes brasileiros menos favorecidos socioeconomicamente a ter uma aprendizagem significativa em Matemática. “Este é um ensino que privilegia a reprodução de conteúdos e incentiva a memorização, sem a menor preocupação pela complexa tarefa da construção de conceitos e produção de conhecimentos”, afirma.

Para a professora, os avanços tecnológicos, principalmente os recursos proporcionados pela informática, podem ser importantes aliados na busca de soluções para o problema da aprendizagem. “Sua inserção na escola deve vir acompanhada da possibilidade de apropriação plena, para que possam atender, adequadamente, às necessidades e aos anseios de uma nova sociedade, promovendo a inclusão social e capacitando o cidadão para um saber significativo”, completa Berenice.

“O professor deve ser um guia orientador do processo educativo. Seu papel é de elemento mediador entre a prática social vivida pelo aluno e o saber socialmente significativo”(Berenice de Oliveira Bona).

(Assessoria de Imprensa – Ulbra Carazinho)

Postado em 01 março 2013 16:48 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop