CARAZINHO – Incêndio em vegetação seca preocupa Bombeiros

Postado em 18 julho 2019 14:50 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Diversas ocorrências desse tipo foram registradas na semana passada pelo Corpo de Bombeiros de Carazinho

A ocorrência de incêndios em vegetação rasteira teve um aumento significativo em Carazinho, principalmente na semana passada, quando diversas ocorrências do tipo foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros da cidade. Conforme o Comandante da guarnição carazinhense do Corpo de Bombeiros Militar, Tenente Adair Miranda, o motivo apontado para o aumento desse tipo de incêndio é a vegetação seca, resultado das geadas dos últimos dias e, até então, do tempo seco que vinha sendo registrado.

Por conta dessa realidade, a orientação dos Bombeiros é para as pessoas terem cuidado, especialmente, pela previsão seguir apontando tempo seco nos próximos dias. Entre as ações que precisam ser evitadas, estão a queima de lixo e o descarte irregular de cigarros.

– Entre as ocorrências que registramos, em boa parte delas, o fogo iniciou após as pessoas realizarem alguma queima de lixo ou até mesmo com cigarros descartados em meio à vegetação seca. A nossa maior preocupação é que, após iniciado, o incêndio possa se alastrar e chegar a atingir alguma residência ou outra estrutura – relata o Tenente Miranda.

Outro problema que esse tipo de ocorrência acarreta é a destinação de viaturas para combater esse tipo de foco de incêndio, enquanto situações mais graves podem ter o atendimento prejudicado.

No momento em que a nossa guarnição combate um incêndio em vegetação rasteira, que, na maioria das vezes, inicia por um descuido de alguém, pode acontecer um acidente grave ou um incêndio em residência. Claro que nós iremos priorizar o atendimento sempre dos casos mais graves, mas, em algumas situações, o deslocamento pode demorar mais – explica o Tenente.

O comandante dos Bombeiros também cita o risco que incêndios em vegetação às margens de rodovias causam. “A fumaça que um incêndio gera pode encobrir a visão dos motoristas e resultar em um acidente, já que algum motorista pode se perder e sair da pista ou até colidir em outros veículos. E isso causa um dano muito grande, tanto material quanto humano. Por isso, é preciso haver muito cuidado, ainda mais às margens de rodovia. Nesses pontos, a orientação é de que não se realize queimadas. Além disso, que as pessoas evitem realizar a queima de lixo e cuidar onde se joga bituca de cigarros”, orienta o bombeiro.

Diário da Manhã

Postado em 18 julho 2019 14:50 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop