CARAZINHO – Hospital de Caridade tem certificado de filantropia renovado

Postado em 07 fevereiro 2018 06:25 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Foi publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira (1º), a Portaria nº 138, de 26 de janeiro de 2018, que renova o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área da Saúde do Hospital de Caridade de Carazinho – válido até 2021 -, reconhecendo o HCC, novamente, como instituição filantrópica.

Originária do grego, a palavra ”filantropia” significa ”amor à humanidade”. Por isso, ela é utilizada para denominar as instituições que realizam um importante serviço à população, garantindo o acesso à saúde, à educação e à assistência social. As instituições filantrópicas, portanto, atuam, em parceria com o Estado, para assegurar aos cidadãos seus direitos essenciais e promover, assim, a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

O Hospital de Caridade de Carazinho é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, desde 1963. Para fazer jus a esse título, de acordo com a Lei da Filantropia, a instituição de saúde precisa cumprir com diversos requisitos básicos, entre eles, comprovar, a cada três anos, que no mínimo 60% de seus atendimentos – ambulatórias e internações – são realizados pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

Para efetuar essa comprovação, uma série de documentos precisa ser encaminhada ao Ministério da Saúde, a fim de demonstrar o cumprimento das metas estabelecidas em convênio, apresentando ao governo os dados de atendimento, a escrituração contábil regular e mensal e quantificando todos os serviços prestados ao SUS.

Na última quinta-feira (1º), foi publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira (1º), a Portaria nº 138, de 26 de janeiro de 2018, que renova o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área da Saúde do Hospital de Caridade de Carazinho – válido até 2021 -, reconhecendo o HCC, novamente, como instituição filantrópica.

Atualmente, os índices de atendimentos pelo SUS do hospital são de aproximadamente 75%. Isso porque, a instituição preocupa-se, prioritariamente, em garantir e promover a saúde, a vida e o bem-estar de seus pacientes. Esses números, ainda, tendem a crescer, em virtude da ampliação da referência do serviço de Oncologia – que passou a abranger uma população de 190 mil habitantes – e da implantação de novas especialidades médicas e serviços de alta complexidade, previstos para 2018.

A filantropia assegura, também, vários benefícios ao HCC e, consequentemente, à comunidade, entre eles, a habilitação para receber recursos do Ministério da Saúde, da Secretaria da Saúde do Estado e de emendas parlamentares, para investimentos em melhorias estruturais, tecnológicas e para custeio.

Fonte: Ascom HCC

Postado em 07 fevereiro 2018 06:25 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop