CARAZINHO – HCC faz procedimento de alta complexidade em cérebro de paciente

Postado em 30 abril 2018 10:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Trabalho foi coordenado pelo médico especialista Rafael Espanhol

O mês de abril ficará registrado como um dos mais importantes para a medicina em Carazinho, quando foi realizado o primeiro procedimento cirúrgico de alta complexidade na área de Neurocirurgia. O trabalho foi coordenado pelo médico especialista, Rafael Espanhol. A novidade tem uma explicação simples: o procedimento é semelhante à vídeo-endoscopia realizada no estômago de uma pessoa. “Para a realização do trabalho no cérebro, fazemos um pequeno orifício no crânio do paciente por onde é inserido um cateter intracerebral. Uma vez dentro da estrutura interna do cérebro, usamos uma câmera, que está na ponta do cateter, para avaliarmos a situação. Alguns pacientes apresentam doenças cerebrais como, por exemplo, a hidrocefalia, que é o acumulo de água no cérebro. Neste caso cirúrgico, o acúmulo de água foi drenado, pois poderia causar sérios problemas de saúde para o paciente. Concluído o procedimento, o orifício foi fechado ficando como antes da cirurgia”, salientou o neurocirurgião.

Dentro do quadro de problemas de um paciente com hidrocefalia, pode estar a perda de memória, a dificuldade de locomoção e outras limitações. A cirurgia transcorreu dentro da normalidade, sendo bem sucedida. Conforme o neurocirurgião, o procedimento movimentou toda uma estrutura de profissionais bem como de equipamentos de última geração adquiridos pelo Hospital de Caridade de Carazinho. “O HCC e o município abraçaram a causa e, hoje, podemos realizar cirurgias de alta complexidade, a exemplo do que vem ocorrendo em grandes centros do Estado”, disse o médico. Toda a movimentação de preparação e realização do Vídeo-Endoscopia Cerebral durou cerca de três horas. Somente no procedimento cirúrgico foi pouco mais de uma hora. De acordo com o especialista, com a cirurgia, o tratamento saiu do consultório deixando de ser apenas clínico, tendo o caminho final no centro cirúrgico.

A realização de procedimentos cirúrgicos de alta complexidade no cérebro vinha sendo trabalhada desde 2015, quando ocorreram as primeiras conversas com a direção do hospital. Equipamentos de primeira qualidade foram comprados e, hoje, no HCC, podem ser realizadas cirurgias que antes seriam feitas apenas em cidades referência em saúde, como Passo Fundo. “Nada foi de uma hora para outra. Sempre buscamos novidades. Ainda tem caminho pela frente, mas a especialidade de neurocirurgia está com sua capacidade montada”, enfatiza Espanhol.

Conforme o médico, este ano, já foram 30 cirurgias na especialização de neurocirurgia. O HCC está com estrutura física e de pessoal podendo buscar credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). Com o credenciamento, a tendência é que a demanda aumente. O Hospital também já conta com atendimento especializado no setor de oncologia.

Jornal Diário da Manhã

Postado em 30 abril 2018 10:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop