CARAZINHO – Departamento de Trânsito quer dobrar a quantidade de operações Balada Segura

Postado em 04 outubro 2017 14:30 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Confirmado nesta segunda-feira (3) para ser o novo Diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Marcos Soares – que até então era o chefe de fiscalização do Departamento – tem como meta dobrar a quantidade de Operações Balada Segura que tem sido realizadas na cidade. Hoje são quatro operações do tipo durante o mês e a intenção é de chegar a oito edições fazendo quatro delas durante o dia e quatro a noite. Soares destaca que embora seja notório que há pessoas da comunidade que questionem a funcionalidade da Operação Balada Segura ser realizada durante o dia, mesmo durante este período tem se notificado condutores dirigindo sobre efeito de álcool na cidade.

O novo diretor comenta que para driblar fugas e evasões da operação, de condutores que são comunicados sobre as barreiras por meio de redes sociais, o Departamento começa a adotar outros esquemas de fiscalização, de modo que a Operação comece em um ponto da cidade e se mude ao longo de sua duração.

Outro sistema que passará a ser adotado é a abordagem feita com os veículos do Departamento de modo que ao transitarem pelas vias aleatoriamente seja dado sinal de parada aos veículos que estão circulando na via e os motoristas destes convidados a fazer o teste do bafômetro. Segundo Soares, já foi verificada a possibilidade de tal tipo de prática e se analisou que operacionalmente e legalmente é possível de fazê-lo. “A gente sabe que a parte de trânsito é difícil e o Luís Leite e o Marcos vinham desempenhando um bom trabalho, ascendente e melhorando pouco a pouco, várias iniciativas foram feitas no período como blitz de conscientização, as Baladas Seguras, várias ações em conjuntos foram feitas. Acabamos avaliando e achamos um tanto complicado interromper um trabalho que vinha sendo feito e dando certo para colocar outra pessoa, e não seria justo com o Marcos que vinha se destacando no setor, por isso resolvemos que dar continuidade ao trabalho seria importante e o convidamos para este novo desafio”, justificou o secretário de Desenvolvimento, Deninson Costa, pasta a qual o Departamento Municipal de Trânsito é vinculado.

De acordo com o secretário, desde o início do ano o Departamento realizou várias atividades de orientação e educação no trânsito, agora a orientação aos fiscais do setor é de as ações sejam mais incisivas de modo que ao invés de orientar o foco passe a ser na autuação dos infratores. “ A multa é o último dos recursos, mas após várias blitzes de conscientização vamos ter de começar a exigir mais dos motoristas agora via multa. Dezenas de ações para a conscientização sobre a faixa de pedestre, o uso de cinto de segurança, o não uso do celular ao voltante foram feitas, agora vamos cobrar mais via talonário de multas. Chegamos ao tempo de ser austeros, vamos autuar. Nosso objetivo não é arrecadar e sim fazer com haja respeito às leis de trânsito” diz o secretário. De acordo com Costa, ainda não está definido quem ocupará a função de chefe de fiscalização de trânsito, função ocupada por Soares até então. Conforme Costa, temporariamente o novo diretor deve acumular as duas funções. “Temos metas. O que acontece na faixa de pedestre por exemplo, é lamentável. Falar ao telefone é uma das infrações mais preocupantes; O celular tira atenção das pessoas e esta fração de segundos pode custar vidas. Outra infração comum é o não uso do cinto de segurança. É incrível como as pessoas não usam o cinto de segurança dentro da cidade. A cada 10 motoristas, sete não usam o cinto. Se o motorista não aprendeu isto ainda, então vai aprender pela dor e terá de pagar a multa” diz o novo diretor do DMT, Marcos Soares. Hoje o Departamento conta com uma equipe de 20 servidores, porém, boa parte da carga horaria dos agentes de trânsito está atrelada a fiscalização do estacionamento rotativo.

Conforme o secretário, o município está fazendo levantamentos sobre a terceirização do estacionamento rotativo e segundo o gestor, a prefeitura realiza as apurações de praxe para formatar os editais de licitação. A perspectiva é de que no início de 2018 o sistema já seja terceirizado de modo que os agentes possam ser designados a fiscalização de trânsito de fato. O secretário também comenta que o município buscou informações no intuito de quem sabe, adquirir um radar móvel de modo a coibir excessos de velocidade no perímetro urbano, porém tal equipamento teria custo superior a R$ 100 mil. A possibilidade de locação de tal equipamento também existe, porém momentaneamente tal hipótese fica descartada.

Encerramento das atividades da Semana do Trânsito
Marcos Soares confirma para o dia 17 de outubro, a partir das 9 horas na Praça Albino Hillebrand o encerramento da Semana do Trânsito. Tal atividade deveria ter ocorrido no dia 22 de setembro, porém devido a morte de Luis Leite a programação tinha sido adiada. “Nada mais justo que fazermos esta atividade como uma homenagem ao Luis Leite e terminarmos o que ele começou. São várias entidades envolvidas como SAMU, Sest-Senat, Senac, a escolinha de trânsito e teatro. É uma atividade da qual toda a comunidade está sendo convidada a participar”, comenta o diretor.

Diário da Manhã

Postado em 04 outubro 2017 14:30 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop