O professor da Ulbra, Fabio Redin, defendeu sua dissertação de mestrado em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Maria. O Trabalho de pesquisa durou dois anos e teve com foco a aplicação de técnicas da gestão da qualidade total na gestão educacional do ensino superior. “Nosso objetivo principal com essa pesquisa foi comprovar que as instituições de ensino que usam das técnicas e ferramentas da Qualidade Total conseguem ser mais competitivas e lucrativas”, afirma Redin.
O trabalho de dissertação resultará no desenvolvimento do software para gestão educacional – SIMECA, que é a fusão de três modelos de auto-avaliação mundialmente conhecidos, sendo dois nacionais e um da União Européia. “O nome SIMECA surgiu da fusão desses três modelos. São eles: SINAES – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, o MEG – Modelo de Excelência da Gestão e o CAF – Estrutura Comum de Avaliação da União Européia”, explicou o coordenador do curso de Engenharia de Produção da Ulbra Carazinho.
O professor Redin completa que a função principal do SIMECA é ajudar os gestores de instituições de ensino privado, a gerenciar seus negócios com foco no resultado, tanto do ponto de vista da qualidade do ensino, como da viabilidade econômica financeira de forma simples e objetiva, usando de ferramentas da gestão da qualidade total.
O software atua como suporte em nove critérios fundamentais para aumentar o grau de competitividade, bem como garantir a sobrevivência da organização.
• Liderança – O comportamento dos líderes das instituições de ensino pode ajudar a criar clareza e unidade nos objetivos, bem como um ambiente no qual o organismo e os seus colaboradores possam ser excelentes;
• Estratégia e planejamento – A forma como a instituição de ensino combina eficazmente a suas atividades para o seu desempenho global;
• Pessoas – As pessoas são a instituição! A forma como os colaboradores interagem uns com os outros e gerem os recursos disponíveis influencia decisivamente o sucesso institucional;
• Parcerias e recursos – Como a instituição de ensino planeja e gere as suas parcerias, de forma a apoiar o planejamento e a estratégia, bem como o eficaz funcionamento dos processos;
• Processos – Como a instituição de ensino identifica, gere, melhora e desenvolve os seus processos chave, de modo a apoiar o planejamento e a estratégia;
• Resultados para clientes – Os resultados que a instituição de ensino alcança em relação à satisfação da sociedade e dos clientes;
• Resultados relativos às pessoas – Os resultados que a instituição de ensino atinge relativamente à competência, motivação, satisfação e desempenho das pessoas;
• Impacto na sociedade – Os resultados que o ensino atinge na satisfação das necessidades e expectativas da comunidade local, nacional e internacional;
• Resultado de desempenho – Os resultados que a instituição de ensino atinge quanto a sua estratégia e planejamento, relacionados com as necessidades e expectativas das diferentes partes interessadas (resultados externos) e os resultados que a organização tem alcançado no que se refere à respectiva gestão e processos de melhoria (resultados internos).
(Assessoria de Imprensa – Ulbra Carazinho)