Capacitação do Plano de Saneamento Básico da AMAJA iniciou hoje em Ibirubá

Neste dia 30, Ibirubá está sendo sede de capacitações para elaboração dos plano municipais de saneamento, na Escola Edmundo Roewer. O trabalho iniciou em Tapera, no último dia 06, onde os 23 municípios que pertencem à AMAJA (Associação dos Municípios do Alto Jacuí) participaram.

Ibirubá sediará todos os demais encontros nos quais participarão os municípios de Cruz Alta, Salto do Jacuí, Boa Vista do Incra, Boa Vista do Cadeado, Quinze de Novembro e Fortaleza dos Valos. As capacitações serão ministradas pelos técnicos da Inova Ambiental, empresa vencedora da licitação para assessorar os municípios.

Ibirubá conta com os membros do Comitê Local Municipal, nomeados através de portaria, que possui técnicos da Prefeitura e o representante da Corsan, Luiz Roman. O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), a ser elaborado, deve contemplar quatro eixos: Resíduos Sólidos, Sistemas de Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário e Sistema de Drenagem e Águas Pluviais.

De acordo com o Ministério das Cidades, o plano (diagnóstico) deverá descrever a situação atual de cada um dos quatro eixos, conter informações, análises e apontar as causas de problemas e dos seus impactos nas condições de vida da população. Igualmente à sistemática da elaboração do Plano Diretor, o Plano de Saneamento deve ter ampla divulgação e participação da comunidade através de audiências públicas e outros meios que cumprem a função.

(Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Ibirubá)

Compartilhe: