CAMPOS BORGES – Saúde bucal na educação infantil

Promoção bucal: desenvolvendo material lúdico para crianças na faixa etária pré-escolar.

Este trabalho é parte do PROGRAMA “SORRINDO PARA O FUTURO” (SESC) e consiste da atuação educativa e preventiva sobre crianças institucionalizadas na ESCOLA TOCA DOS TOCOS, bem como de seus cuidadores. Está sendo implantado, por meio de visitas semanais, ações de sensibilidade e adequação à rotina da escola, junto às crianças até cinco anos de idade. A implantação de PROGRAMA DE SAÚDE PÚBLICA a visa a promoção, manutenção e recuperação de saúde da população alvo, ou seja, daquela para qual são dirigidas as ações.

A conscientização e valorização da saúde, começando já na idade pré-escolar onde se mostra uma grande capacidade de assimilação de informações, torna-se a maneira mais eficaz de transmissão de conhecimentos. Assim ações educativas e preventivas devem ser incorporadas aos hábitos de vida das crianças.

Objetivos da SAÚDE BUCAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: – proporcionar à criança nos primeiros anos de vida numa educação bucal, fazendo com que a higienização se torne um hábito; – atuar diretamente com a criança favorecendo assim a sua intervenção com o profissional; – estender o acesso às ações de saúde bucal à população.

Estratégica da SAÚDDE BUCAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: – com autorização assinada pelos pais à escola e ao profissional, após será realizado o exame bucal das crianças, para diagnosticar a necessidade de intervenção odontológica. Cada criança examinada e diagnosticada a necessidade de tratamento curativo é enviado através de um bilhete impresso e profissional aos pais para que procurem o atendimento clínico; – realização de escovação dental supervisionada semanalmente por profissional da área. Os materiais como (escova, creme dental e as cartilhas) são recebidos do PROGRAMA “SORRINDO PARA O FUTURO”. As cartilhas (livros), são com atividades educativas para serem desenvolvidas em sala de aula pelos educadores.

A educação em saúde, como prática social voltado à para o coletivo representa uma importante possibilidade de ampliação das práticas de promoção da saúde bucal no espaço público, sendo a pré-escola o local caracterizado como um dos adequados para o desenvolvimento da promoção da saúde.

Conclui-se que no caso na promoção específico na saúde infantil, é imprescindível motivar os pais para que se conscientizem da real importância da saúde bucal para a saúde geral de seus filhos, enfatizando a corresponsabilidade dos pais na promoção e manutenção das condições da saúde bucal para a saúde geral de seus filhos.

Alunos da Escola Municipal de Educação Infantil TOCA dos TOCO
Diretora da escola: Clenira Terezinha Dias
Coordenadora do programa na escola: Tamara Silveira
Cirurgiã Dentista: Simone Biagi

Compartilhe: