CAMPOS BORGES – Ciclo de capacitações para beneficiários do Programa de Fomento será concluído no município

Postado em 19 junho 2015 07:51 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O ciclo de capacitações para as 50 famílias beneficiárias do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, dentro do Programa Brasil Sem Miséria (PBSM), no município de Campos Borges, será encerrado na próxima terça-feira (23/06). As ações tiveram início ainda no mês de abril e envolveram capacitações técnicas voltadas ao desenvolvimento das atividades produtivas financiadas pelo Programa.

De acordo com o extensionista social da Emater/RS-Ascar, Fernando Missio, as capacitações foram realizadas em três módulos para cada um dos seis grupos de famílias, totalizando 18 capacitações de quatro horas. As atividades foram divididas nos temas solos, horticultura e produção de alimentos, criação de aves de corte e postura caipira e criação de pequenos animais, bovinos de leite e suínos. “As capacitações tiveram como foco sempre a produção para o autoconsumo e as possibilidades de comercialização existentes, como feira do produtor e mercados institucionais”, frisou o extensionista.

As famílias beneficiadas pelo programa no município tiveram acesso a um recurso financeiro de R$2.400, utilizado para subsidiar a implantação, melhoria ou ampliação de uma atividade produtiva em suas propriedades, visando a garantia da subsistência da família e a possibilidade de geração de renda com a comercialização da produção excedente ao consumo, ou ainda acessar equipamentos que permitiram a execução de serviços a terceiros, gerando assim renda e melhorando suas condições de vida.

Ainda segundo Missio, o trabalho da Emater/RS-Ascar, realizado por meio do Programa, focou-se no fortalecimento das parcerias com as entidades ligadas ao público beneficiário, como as secretarias municipais de Saúde e Assistência Social, Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). “Auxiliamos na organização destas famílias, no seu acesso à documentação, informação e conhecimento, permitindo o acesso dos beneficiários a capacitações em que recebem orientações para acesso a direitos sociais, políticas públicas dirigidas à agricultura familiar, tecnologias, orientações técnicas para produção, organização e outros temas relevantes para a defesa e garantia dos direitos destas famílias”, finaliza.

(Carina Venzo Cavalheiro – Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Soledade)
Foto: Fernando Missio

 

Postado em 19 junho 2015 07:51 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop