CAMPOS BORGES – Ampliando as relações e fortalecendo vínculos com família e comunidade

A Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um serviço de Assistência Social oferecido no CRAS Centro de Referência de Assistência Social de Campos Borges.

O Serviço foi implantado em 2013 e atende diversos segmentos participantes dos programas de Assistência Social e ocorrem por meio do trabalho em grupos ou coletivos que se organizam de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolvendo o sentimento de pertença e de identidade, fortalecendo vínculos familiares e incentivando a socialização e a convivência comunitária, sempre supervisionados por uma equipe de profissionais capacitada para atender as demandas específicas de cada faixa etária.

Os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atendidos no CRAS priorizam a faixa etária de 0 a 18 anos e idosos (a partir dos 60 anos), estando distribuído em vários grupos identificados pela sua identidade etária ou situação de vida, também existem grupos intergeracionais (com idades diferenciadas) que tem o objetivo de promover a integração entre gerações. O Grupo de Idosos “Viver se encontrando” que realizou o I Encontro Municipal do Serviço de Convivência e Proteção Social Básica para Idosos, integrando os grupos do PAIF- Proteção Integral a Família, que também reuniu os Municípios de Alto Alegre e Vitor Graeff com o objetivo de discutir aspectos do Envelhecimento Humano. O Encontro contou com apresentação cultural do Coral e Grupo de Teatro do CRAS de Vitor Graeff e palestra informativa com a Assistente Social Me. Marcia Kurz com o tema Envelhecer com saúde e sabedoria.

A outra atividade de destaque aconteceu com adolescentes de 12 a 18 anos que em complementação aos assuntos trabalhados com o grupo foi oferecida uma oficina de Beleza, denominado “O dia de Princesa” que objetivou trabalhar aspectos subjetivos relacionados a autoestima e a valorização.

(Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Campos Borges)

Compartilhe: