Campanha vai regularizar vacinação de crianças no País

Lançada campanha de atualização da caderneta de vacinação para crianças de até cinco anos. Ela será realizada nos postos de saúde de todo o país a partir do próximo sábado até o dia 24 de agosto. A meta será checar se a caderneta da criança está ou não em dia. Crianças menores de cinco anos de idade devem ser levadas a um posto de vacinação para que a situação seja avaliada. Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico. São elas: BCG, hepatite B, pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

O Ministério da Saúde também confirmou a inclusão de duas novas vacinas. A pentavalente protege contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras doenças bacterianas, e hepatite B. Até então, era oferecida em duas vacinas separadas. A outra novidade é a vacina injetável contra a paralisia infantil, que não conterá mais o vírus vivo que em casos raros provoca a doença.

A cidade de Porto Alegre terá passe livre nos ônibus no próximo sábado para o Dia D da campanha para atualizar a vacinação das crianças.

Confira no site do Ministério da Saúde o calendário completo de vacinas.

Compartilhe: