Campanha esclarece sobre a prevenção e tratamento do zumbido

Postado em 26 novembro 2020 05:51 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A campanha Novembro Laranja pretende conscientizar e alertar a população sobre o zumbido. Caracterizado como uma percepção sonora, mesmo na ausência de estímulo sonoro externo, o zumbido pode prejudicar a rotina e qualidade de vida. De acordo com a médica otorrinolaringologista do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, Dra. Thaís Marques da Costa, o zumbido não é uma doença. “O zumbido no ouvido é um sintoma comum causado por uma variedade de enfermidades.” explica.

A especialista esclarece por que esta alteração ocorre. “O ouvido interno, órgão responsável pela audição e equilíbrio, é sensível e, por isso, é comum a relação de sintomas desse órgão com alterações específicas em outros órgãos ou sistemas, principalmente com o sistema metabólico, já que a orelha interna gasta muita energia para seu funcionamento. Quando ocorre variações dos níveis de glicose, insulina e hormônios tireoidianos, alterações vasculares ou decorrentes de “stress” continuado, acontece um desajuste dos mecanismos que promovem a homeostase do corpo humano, e pode aparecer zumbido.” enfatiza Dra. Thaís.

“O zumbido pode ser curável, a depender da causa, mas em todos os casos, ele pode ser amenizado. Quanto mais cedo se procura tratamento, menor a chance de que este problema auditivo seja prejudicial para sua vida. E são várias as opções de tratamento, que devem ser personalizadas caso a caso.” pontua.

Fique atento às recomendações da otorrinolaringologista:
– Evitar o consumo excessivo de cafeína, refrigerantes (a base de cola), chocolates, bebidas de álcool;
– Evitar o uso de medicamentos sem indicação médica;
– Evitar o ruído intenso e/ou constante;
– Cuidar o “stress” (o zumbido causa “stress” e o “stress” causa zumbido podendo ser um ciclo vicioso);

Foto Ilustrativa: Lusíadas

Postado em 26 novembro 2020 05:51 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop