Câmara dos Deputados aprova MP 559 que estimula a reestruturação das IES

CRUZ ALTA – A Câmara dos Deputados aprovou, ontem, terça-feira (12), a conversão da Medida Provisória 559, que entre outras questões, institui o Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior – PROIES. O objetivo é dar condições para a continuidade das atividades de entidades mantenedoras de instituições integrantes dos sistemas de ensino.

A nível nacional, o Programa resultará em mais de 520 mil bolsas de estudo integrais para alunos carentes, ofertadas para solução das dívidas das Fundações mantenedoras das Instituições de Ensino Superior, em valores superiores a 17 bilhões de reais.

A Universidade de Cruz Alta é uma das IES gaúchas beneficiadas com a MP e, segundo a reitora Elizabeth Dorneles, que acompanhou a votação em Brasília, representa um avanço significativo para a Unicruz. “Vínhamos perseguindo, assim como as demais Instituições comunitárias do RS, há anos esse pleito, que deverá dar novo fôlego à Unicruz, embora ainda tenhamos um passivo proveniente de outros setores”, declarou a Reitora hoje pela manhã ainda na Capital Federal.

Além da professora Elizabeth, também acompanharam a votação em Brasília, representantes de outras Instituições gaúchas como o presidente da FAT, e reitores da URCAMP, IPA, ULBRA e UNIVATES e representante do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung).

Unicruz

Compartilhe: