Brasileiros passam quatro vezes mais tempo na internet do que assistindo TV

De acordo com um relatório feito pela Forrester Research, os sites de mídias sociais e vídeos on-line contam com mais audiência do que a TV no Brasil. A adoção da web como principal meio de informação e entretenimento é hoje de 48%. Para 2016, a previsão é de que o número alcance a marca de 57%. “Por permitir a interação imediata sobre seu conteúdo, a internet mostra-se mais atraente do que a TV, onde o telespectador tem um papel passivo”, comenta Leandro Kenski, CEO da Media Factory, empresa especializada em marketing digital.

O estudo, publicado pelo site Ad Age, foi realizado em novembro de 2011 com 4.020 pessoas maiores de 18 anos e com acesso à web em 22 cidades brasileiras. Os brasileiros gastam aproximadamente 23,8 horas por semana na Internet, e assistem apenas 6,2 horas de TV. Nesse período conectado, os brasileiros passam 89% do tempo nas mídias sociais, sendo que, nesse grupo, 81% usam regularmente o Facebook, e 63% são usuários do Orkut.

Em se tratando de vídeos on-line, 86% dos entrevistados utilizam a Internet para essa finalidade. O estudo aponta também que o brasileiro está mais propenso a ver os vídeos do que a produzi-los: apenas 16% dos consultados informaram que produzem vídeos regularmente para sites como o YouTube.

Pessoas acessam a internet enquanto assistem TV

A pesquisa da Forrester conclui que apenas 40% dos brasileiros conectados estão acessando a web móvel regularmente, gastando 2,2 horas de acesso semanal por dispositivos. “Esse número tende a aumentar, acompanhando o aumento da quantidade de usuários de smartphones no Brasil”, comenta Leandro Kenski.

Um hábito que tem se mostrado comum no exterior é o de pessoas que acessam a internet enquanto assistem televisão. De acordo com estatísticas divulgadas pela Yahoo-Nielsen, 86% por cento dos usuários de dispositivos móveis estão utilizando seu dispositivo enquanto vêem televisão, sendo que um quarto deles está acessando conteúdo relacionado ao que está assistindo na TV. O estudo, realizado em 2011, entrevistou 8.384 norte-americanos. Sendo 5.313 foram usuários de internet móvel.

Outra pesquisa, realizada no Reino Unido em 2011, aponta que 76% dos telespectadores costumam acessar a internet de seus laptops, smartphones ou tablets enquanto assistem TV. “Consumidores estão integrando cada vez mais comportamentos móveis em seu estilo de vida” explica o CEO da Media Factory.

Pioneirismo no conceito de marketing de performance

Com profissionais de mais de doze anos de experiência no mercado de marketing digital, a Media Factory é uma das pioneiras no conceito de marketing de performance. Em 2010, a Media Factory uniu a operação com o grupo europeu de marketing de performance Lead Media para intercâmbio global de conhecimento na área de marketing digital.

A empresa possui um time global de mais de 100 especialistas, com unidades operacionais rentáveis na Argentina, Espanha e México. Uma das pioneiras no conceito one stop shop, a Media Factory tem como clientes a rede de supermercados Wall Mart, Compra Fácil, ClickOn, Onodera, Vivo e Banco BMG.

Fonte: Misasi Comunicação

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