BOA VISTA DO INCRA – Secundaristas começam nova metodologia de ensino

Inovação estimula a pesquisa entre alunos

Os estudantes secundaristas da Escola Estadual de Ensino Médio Helenita Guimarães Pereira estão experimentando, na prática, uma iniciativa que promove e estimula a pesquisa em sala de aula. Trata-se da formação continuada “Pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio”, aplicada por professores (bolsistas) que disseminam aos alunos uma nova proposta de rediscussão das atividades docentes. Rosângela Hasan, orientadora do Pacto, na Escola Helenita, explica que a iniciativa é promovida pelo Ministério da Educação, com vistas ao desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras.

Esta ação tem como público alvo os professores do Ensino Médio, que em grupos, estudam conceitos fundamentais que norteiam este nível de ensino. “Essa proposta vem acontecendo de forma gradativa com 1º, 2º e 3º anos de implantação do Politécnico. E é importante explicar que ele é aplicado em duas etapas. Na primeira, o objetivo é possibilitar uma reflexão coletiva no processo educativo da reescrita do Projeto Político Pedagógico da Escola (PPP). Já na segunda, que acontece a partir de agosto, será voltada às áreas de estudo de forma mais próxima do estudante”.

As discussões do Pacto deverão nortear um novo formato do currículo do Ensino Médio, Formação Humana Integral, Ensino Médio, Currículo, Organização e Gestão de Trabalho Pedagógico, Avaliação, Áreas do Conhecimento e Integração Curricular. Além disso, fazer com que o aluno se torne pesquisador e construa o seu conhecimento, onde professores e estudantes aprendem juntos.

A professora Maria Angélica, uma das bolsistas, acredita que “a grande mudança dos métodos científicos, é a implantação do Seminário Integrado no Ensino Médio, que facilita a execução de pesquisas dos alunos, preparando-os para o ingresso nos níveis Técnico e Superior”.

Professores participantes: Augusto M. Brabo, Carlise P. Ribeiro, Delfina Z. P. Pedroso, Marcia Corazza, Marcia R. Bandeira, Maria Angélica Moura, Roselaine Helbing, Sinara Joaquim Pedrotti.

(Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Boa Vista do Incra)

Compartilhe: