Bem-vindo Novembro Azul

Está chegando o mês de novembro e com ele a campanha da Unimed Alto Jacuí Novembro Azul que destaca a prevenção do câncer de próstata através.
No mês de outubro a Cooperativa realizou atividades relacionadas ao Câncer de mama e outubro rosa, agora é a vez da conscientização dos homens para a realização da consulta médica e da prevenção do Câncer de Próstata.

Na Unimed Alto Jacuí muitas atividades estão programadas em parceria com as LFCC de Ibirubá e região. Serão distribuídas fitinhas de pulso na cor azul visando conscientizar a população sobre a importância da prevenção, além de orientações e palestras para a comunidade.

Conheça o Câncer de Próstata e as formas de prevenção:
O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos.

Prevenção e tratamento
Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Homens a partir dos 50 anos devem procurar um médico para realizar exames de rotina. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

O toque retal é o teste mais utilizado, apesar de suas limitações: somente a porção posterior e lateral da próstata pode ser palpada. Também deve fazer o exame PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que, se aumentado, é um indício da doença. Consulte anualmente seu médico generalista ou urologista e siga suas orientações.

(Assessoria de Imprensa – Unimed Alto Jacuí)

Compartilhe: