Banrisul projeta atuação mais forte no agronegócio

Postado em 03 fevereiro 2020 05:54 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Durante a 21ª edição da Expodireto, em março, banco público vai liberar aos produtores linhas de crédito pré-aprovadas para custeio e investimentos

Em visita ao Norte do Estado, o presidente do Banrisul, Claudio Coutinho, destacou em Passo Fundo nessa quinta-feira (30) que a atuação do banco durante a sua gestão terá o foco no agronegócio. O motivo para apostar no setor são os números: 40% do Produto Interno Bruno (PIB) do Estado vem da agropecuária. Na quarta-feira (29), Coutinho visitou a sede da Cotrijal, em Não-Me-Toque e se encantou com a estrutura da cooperativa, que organiza há mais de 20 anos uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina, a Expodireto Cotrijal.

Para a feira, o Banrisul, segundo Claudio, vai estar “mais presente”. Em todos os anos, o banco público é um dos principais atores no fomento ao crédito da agricultura, mas em 2020 o presidente do banco quer mais. “Estou seguindo a orientação do governador Eduardo Leite e fazer uma gestão o mais profissional possível. Hoje, fazemos um esforço muito grande para estarmos presentes no agronegócio, financiando os produtores, desde o familiar até o grande produtor”, salientou.

Ainda segundo o gestor, para a 21ª edição, os produtores que passarem pelo estande do banco terão linhas de crédito já pré-aprovadas. “Ao longo de fevereiro eles [produtores] vão conhecer as linhas e as taxas, e não vão se preocupar em precisar aprovar uma linha, ela já estará lá.”, pontuou. Linhas para investimento, compra de maquinários e para custeio estarão à disposição dos agricultores.

Além da oferta de crédito, Coutinho vai ampliar a participação física do banco. O local onde se concentra as atividades do Banrisul serão, conforme explicou, ampliadas e o número de trabalhadores para atender a demanda será maior. “Eu também estarei na feira e a ideia é quase fazer um ‘arrastão comercial’, oferecer aos produtores ótimas oportunidades”. Os agricultores poderão solicitar linhas de crédito com recursos próprios do Banrisul ou com repasses do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES).

PRIVATIZAÇÃO DO BANCO
Um dos assuntos recorrentes no debate gaúcho é quanto à privatização do Banrisul. Coutinho argumentou à reportagem que não tem o poder de desestatizar o banco. “A missão que o governador me passou foi a de trabalhar no Banrisul da forma mais profissional possível e técnica, o objetivo é sempre privilegiar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul”. O poder, enfatizou, de realizar a privatização passa pelos representantes eleitos, que estão na Assembleia. “A minha missão é de fazer o banco ser autossustentável”.

CARRO CHEFE É O CRÉDITO
Para Claudio, o carro chefe do banco são os produtos de crédito. “Seja o cheque especial, financiamento imobiliário, de automóvel, crédito consignado, temos todas as linhas de produtos possíveis”. Para a Expodireto, o gestor explicou que as taxas estarão “atrativas” e que isso proporciona uma competitividade maior com os bancos privados.

QUEM É O PRESIDENTE
Coutinho é natural do Rio de Janeiro e trabalha no mercado financeiro desde 1984. Foi responsável pela área financeira de crédito internacional no BNDES durante a gestão da presidente Maria Silvia. Assumiu o cargo de presidente do Banrisul em 10 de julho de 2019, através de um convite de Leite.

EXPODIRETO
A 21a edição Expodireto Cotrijal será realizada de 2 a 6 de março no Parque da Expodireto, em Não-Me-Toque.

Diário da Manhã

Postado em 03 fevereiro 2020 05:54 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop