Processo eletrônico gera economia de recursos e agilidade
Na quinta, dia 02 de março, os servidores que integram a equipe de finanças, informática e almoxarifado das Secretarias Municipais finalizaram o fluxo do processo eletrônico da Prefeitura Municipal. Esta foi mais uma etapa do projeto de modernização e eficientização da gestão pública.
A equipe trabalhou nos últimos meses no desenvolvimento e parametrização do sistema, chegando agora ao fluxo completo para os procedimentos de compra do município.
O sistema está em operação desde janeiro de 2023 e já foram concluídos mais de 3.000 mil processos, gerando uma economia de mais de 25.000 folhas de ofício que seriam impressas nos dois meses de uso.
O Secretário Municipal de Finanças, Fernando Alberton destaca que além da economia em papel, outros benefícios são a segurança da informação, a transparência, a agilidade e a fácil pesquisa de processos finalizados, pois o arquivamento é digital e armazenado em nuvem.
Outra constante é a economia de espaço físico para o armazenamento destes arquivos, visto que atualmente o município possui mais de 1000m² de área construída para o arquivamento de documentos.
A economia estimada com a adesão ao projeto Prefeitura sem Papel ultrapassa R$ 500 mil no ano, podendo chegar a R$ 1 milhão conforme o sistema for sendo implementado nos demais setores.