Aumento no número de acidentes nas estradas preocupa autoridades de segurança

Postado em 21 dezembro 2021 09:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Ao longo do fim de semana, pelo menos dois acidentes graves ceifaram três vidas em Passo Fundo. No Estado, foram 10 as vítimas fatais causadas por colisões automobilísticas. Então, autoridades de segurança voltam as atenções em prevenir e combater mais ocorrências do tipo.

 De acordo com o chefe da 8ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Passo Fundo, Rodrigo Calegari, as principais causas dos acidentes estão ligadas aos motoristas. “Desobediência à sinalização, velocidade incompatível, ingestão de álcool, ultrapassagens em local proibido e falta de atenção, principalmente em colisões transversais no perímetro urbano, são as principais causas” afirma.

 Calegari também aponta que defeitos mecânicos, por exemplo, também passam pelos condutores, pois configuram negligência. “Estudos demonstram que 80 a 90% das causas estão relacionadas ao condutor. Precisa haver uma mudança de comportamento do condutor” enumera.

 Com relação específica ao fim do ano, Rodrigo Calegari aponta que há verificação do aumento no fluxo de veículos. “O ano de 2020 foi atípico e 2021 há uma quase normalidade, sendo que o trânsito atingiu patamares anteriores à pandemia. Com maior fluxo de veículos, também traz o aumento no número de acidentes” alerta.

 A principal medida para evitar novos acidentes, diz, passam pelo aumento na fiscalização. “A Operação Rodovida, programa da Secretaria Nacional de Trânsito, prevê reforço de efetivo desde o início de dezembro e vai até a volta às aulas, posterior ao Carnaval. Teremos reforço significativo no Natal e Ano Novo, com fiscalização principalmente naquelas questões que envolvem delitos graves, como álcool ao volante. Dobramos as nossas metas de fiscalização, também ultrapassagens proibidas e excesso de velocidade. Também fiscalização quanto ao uso de segurança” salienta.

 A fiscalização será aumentada de quinta-feira até a volta do feriado, na atual semana e também na próxima, quando comemora-se Natal e Ano Novo. “O que podemos fazer, além de campanhas de conscientização é o aumento da fiscalização para que tenhamos uma diminuição no número de acidentes” conclui.

Postado em 21 dezembro 2021 09:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop