Audiências públicas definirão qualidade e usos da água na bacia do Alto Jacuí

Usuários da bacia terão a oportunidade de definir o futuro das águas na região para os próximos 20 anos

A Cotrijal está engajada com os fatos que envolvem a preservação do meios ambiente e é com essa missão que a cooperativa convida seus cooperados e a comunidade em geral para o ciclo de audiências públicas que irão definir a qualidade e os usos da água na bacia hidrográfica do Alto Jacuí.

As audiências serão realizadas entre 14 e 17 de maio, nos municípios de Passo Fundo, Espumoso, Cruz Alta e Salto do Jacuí. O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (Coaju), promotor das reuniões, reforça a importância da participação das associações, entidades de classe e da comunidade em geral, para que seja planejado o uso da bacia para as próximas duas décadas.

Esse processo faz parte do Plano de Bacia, que consiste no planejamento do uso dos recursos hídricos. Ele foi dividido em três etapas: diagnóstico da bacia, definição dos cenários futuros e programa de ações. O estudo do cenário atual servirá como base para definição dos usos e qualidade desejada, conforme a necessidade e expectativa dos usuários. Neste momento, o processo está na fase do enquadramento, onde a população é convocada para decidir o cenário futuro. Depois dessa etapa será elaborado um programa de ações com as intervenções necessárias para garantir as metas estabelecidas.

Devem participar das Audiências Públicas, os prefeitos e secretários de agricultura e meio ambiente, representantes de conselhos de meio ambiente, câmaras de vereadores, sindicatos rurais e de trabalhadores rurais, associações comerciais e industriais, ONGs, hidrelétricas instaladas na bacia, cooperativas, universidades, Corsan, Emater, Defesa Civil, Ministério Público e comunidade em geral.

Os 41 municípios que fazem parte da bacia foram divididos conforme a unidade de gestão em que estão inseridos. Serão realizadas quatro audiências para atingir com mais eficácia todas as regiões da bacia. Mais informações pelo telefone (54) 3316-8153 ou no site www.upf.br/coaju.

Datas, locais e municípios que devem participar das audiências:

14/05 – Audiência em Passo Fundo – Ernestina, Ibirapuitã, Marau, Mato Castelhano, Mormaço, Nicolau Vergueiro, Passo Fundo, Soledade e Tio Hugo.
Local: Auditório da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF).
Horário: 13h30min

15/05 – Audiência em Cruz Alta – Boa Vista do Incra, Carazinho, Chapada, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho e Santa Bárbara do Sul.
Local: Salão Nobre da Unicruz.
Horário: 13h 30min

16/05 – Audiência em Salto do Jacuí – Arroio do Tigre, Campos Borges, Estrela Velha, Ibarama, Jacuizinho, Júlio de Castilhos, Lagoão, Passa Sete, Pinhal Grande, Salto do Jacuí, Segredo, Sobradinho, Tunas e Tupanciretã.
Local: Salão da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes.
Horário: 13h30min

17/05 – Audiência em Espumoso – Alto Alegre, Colorado, Espumoso, Ibirubá, Lagoa dos Três Cantos, Não-Me-Toque, Santo Antônio do Planalto, Selbach, Tapera e Victor Graeff.
Local: Salão de eventos da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Horário: 13h30min.

Cotrijal

Compartilhe: