Audiência Pública para ampliação da Área Industrial

TAPERA – Nesta quarta-feira (25), foi realizada a Audiência Pública, convocada pela Administração Municipal, para apresentação do Plano de Manejo a ser realizado na Área Industrial II, para fins de sua ampliação. O objetivo é a utilização de quatro lotes na área a serem disponibilizados a empreendimentos industriais, dentro do projeto de industrialização do Município.

Como se trata de utilização de área florestal, a Administração Municipal encomendou um estudo técnico da Pinhal Florestal Ambiental que, na Audiência Pública, apresentou minucioso relatório/laudo técnico do Inventário Florestal com projeto técnico de medias mitigadoras e compensatórias, objetivando subsidiar a análise do processo de licenciamento por parte do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Tapera.

A apresentação foi feita pelo engenheiro florestal Lisandro Bonatto, destacando inicialmente o amparo legal do manejo, estando de acordo com a Lei Federal 11.428/2006, que dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica que estabelece as normas para o corte e supressão de vegetação primária ou nos estágios avançado e médio de regeneração florestal.

A área total de propriedade do Município é de 489.800, 63 M² (48,9 ha) e com proposta de manejo de apenas 17.550,80 M² (1,7 ha), divididos em quatro lotes, tudo estando de acordo com a legislação.

Ao final da Audiência ocorreu a intervenção do prefeito Ireneu Orth que explicou detalhadamente os propósitos do projeto, que fomenta a industrialização do Município, e que atende a vontade da doadora da área, Ana Crescência Koheller que pediu que parte da área fosse destinada a abrigar fábricas para fornecer empregos para os taperenses.

O prefeito explicou, também, as razões da Audiência Pública, que objetivou a manifestação da comunidade sobre a intenção da Administração, num canal legítimo e legal para essa discussão.

(Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Tapera)

Compartilhe: