Atenção à gripe do seu amigo

Com a chegada do inverno nossos amigos ficam mais sensíveis e com mais risco deles contraírem a famosa gripe canina, ou tosse dos canis, como pode ser chamada.

A maior incidência dos problemas respiratórios que acometem nossos amigos acontece neste período de entrada ao inverno, onde o frio, o vento e o sereno podem ser fatores agravantes para que seu animal adoeça. Como você deve ter percebido, eles sentem mais frio, tremem mais, ficam mais tempo tomando um solzinho para manter a temperatura corporal. Devemos mantê-los bem aquecidos nesse período.

O vírus da Parainfluenza canina e a bactéria Bordetella bronchiseptica são os principais agentes causadores da gripe dos cães. Eles causam uma tosse seca dando a impressão de um engasgo ou mesmo levar o animal ao vômito. Geralmente o animal apresenta coriza nasal, fica lambendo o focinho com freqüência, pode ter febre e tremores musculares. Vemos freqüente prostração, dor ao pegar o bichinho e alimentação caprichosa ou pouca em muitos casos. Esta gripe pode evoluir para uma pneumonia, agravando a situação.

Por ser uma enfermidade de fácil transmissão, os animais adoecem quando entram em contato com os agentes através do ar, contato com animais contaminados e contato com secreção contaminada. Animais não vacinados, filhotes, imunodeprimidos e de raças braquicefálicas tem maior predisposição para problemas respiratórios.

A única forma de prevenir a gripe canina é a vacinação anual do seu amigo. Existem no mercado alguns tipos de vacinas, injetáveis e intranasais ambas eficazes. O protocolo geral são duas doses com intervalo de um mês para filhotes e reforço anual para todos os cães. Mesmo que seu amigo já tenha adoecido é importante fazer a vacinação.

Sempre procure o médico veterinário capacitado para melhor atender seu animalzinho porque é uma doença que pode ter evolução requerendo cuidados. Muitas vezes, o tratamento adequado que em casos mais graves, consiste no uso de medicação apropriada e até mesmo internação.

Prevenir ainda é o melhor. Na CIA DOS BICHOS você encontra vacina de qualidade para seu animalzinho e aplicação exclusiva da Médica Veterinária Paula. Não deixe de vacinar seu amigo. Devemos zelar pela sua saúde. Quem ama cuida!

Paula Muller Klaesener
Médica Veterinária Especialista em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais
CRMV-RS 09073

Compartilhe: