ARTIGO – Safra de soja 2014/15

Postado em 14 março 2015 07:10 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Para o recebimento da safra de soja 2015, a Cotrisoja estará disponibilizando os seguintes pontos de recebimento: Tapera (sede), Tapera (Linha Teotonia), Selbach (sede), Selbach (Trevo), Linha Floresta, Bela Vista (Selbach), Lagoa 3 Cantos, Linha Jacuí (Victor Graeff), Arroio Grande (Selbach). A colheita da soja iniciará por volta do dia 25 de março, e deverá concentrar-se em curto espaço de tempo, pois as cultivares são na totalidade de ciclo curto. Para atender a esta demanda de serviço ao associado e clientes a Cotrisoja, estará trabalhando, nos dias de safra, no horário já costumeiro, das 07:30 as 21:00 horas.

Até o momento, as condições climáticas favoráveis determinam um bom desenvolvimento e alto potencial de rendimento, na cultura da soja.

Observamos, os efeitos positivos, das práticas de manejo preconizadas pelo plantio direto: Rotação de culturas, adubação equilibrada do solo, uso de plantas de cobertura (aveia preta, aveia branca, nabo forrageiro, milheto, etc…). O objetivo final de toda essa história, se resume em adicionar aproximadamente 10 toneladas de palha/há/ano. O conceito de alimentar o solo (cobertura permanente de palha), determina uma melhor estrutura de solo, reciclagem de nutrientes, armazenamento de água, drenagem, e outros fatores ligados a física do solo. Para isto, no nosso tipo de clima, solo, tamanho de propriedade e sistema de cultivo, a cultura imprescindível é o milho. Também, a observação dos campos, onde foram cultivados trigo e cevada no inverno, mostra a lavoura de soja com melhor desenvolvimento e certamente terão produtividades melhores em relação ao pousio ou cultivo sem adição de fertilizante no inverno.

Observa-se também um efeito muito pronunciado, sobre o controle de invasoras, onde a buva, é a de mais difícil controle e de maior predominância. Sem a supressão da cobertura de palha sobre a sementeira, o gasto com herbicidas aumenta e a eficiência de controle é muito precária.

Estamos em plena colheita da safra de milho. Uma safra com bons rendimentos de grão. Recomendamos, após a colheita do milho e da soja, o plantio imediato de alguma cultura de cobertura. Alertamos, ao agricultor associado, que planejando plantio de cultura de inverno, é o momento de coleta de solo e encaminhamento ao laboratório de análise, para em momento oportuno contratação de seguro agrícola ou proagro, visando a diluição dos riscos na contratação de custeio com recursos oficiais.

A cooperativa dispõe de semente de nabo forrageiro, aveia, cevada e trigo, que são alternativas de plantio para o período de outono e inverno. Para quem formar pastagem, além das citadas anteriormente, termos para comercialização, semente de um cultivar de azevem híbrido.

A cooperativa põe à disposição do associado o departamento técnico, para planejamento da lavoura, buscando as alternativas mais adequadas para cada propriedade.

A Cotrisoja, consolida-se na região, como a melhor alternativa para o associado realizar seus negócios. No recebimento da safra de soja, coloca à disposição do associado um grande número de postos de recebimento, oportunizando ao associado agilidade e facilidade de acesso na entrega da safra. Melhorias foram realizados nos pontos de recebimento, nas ultimas safra e novos investimentos estão sendo projetados para 2015. Esperamos contar novamente com a força do cooperativismo, tendo a confiança do associado na entrega de sua produção, fortalecendo assim a cooperativa da qual faz parte.

Eng. Agr. Evandro Hefler

Coordenador de Armazenagem/ Cotrisoja

Postado em 14 março 2015 07:10 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop