Aprovado reajuste nas contas da Corsan a partir de outubro

Postado em 20 maio 2020 10:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Aumento, definido em 5,93%, foi adiado em três meses devido à pandemia de coronavírus

As contas de água da Corsan ficarão 5,93% mais caras a partir de outubro. O reajuste foi aprovado por unanimidade nesta terça-feira (19) pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs). O aumento será aplicado a clientes de 284 cidades.

Anualmente, a correção das tarifas de água e esgoto ocorre até 31 de maio. No entanto, devido ao impacto da pandemia do coronavírus na economia, o conselheiro-relator do processo, Luiz Henrique Mangeon, solicitou que o reajuste fosse adiado por 90 dias, a exemplo do que vem ocorrendo em outros Estados.

Ele também citou eventuais danos à imagem da Agergs e da Companhia, que poderiam ser vistas como “insensíveis ao tema”.

A estatal concordou em postergar a adoção do novo valor, mas solicitou que o índice inicialmente proposto fosse corrigido para contemplar os três meses de adiamento.

_ A Corsan informou que se mantém solidária aos usuários, mas, com o objetivo de salvaguardar o equilíbrio econômico-financeiro e zelar pelos contratos, solicitou que o índice de reajuste relativo aos 90 dias de carência fosse distribuído para os demais nove meses _ destacou Mangeon.

Inicialmente, a Companhia pediu o reajuste da tarifa em 4,65%. Mas, após análise técnica da Agergs, a projeção de reajuste foi recomendada em 4,43%, valor atualizado para 4,45%. O índice de 5,93% foi calculado a partir da proposta de levar o reajuste para setembro.

Municípios
O reajuste é válido para 283 municípios atendidos pela Corsan e regulados pela Agergs, além de São Borja, que tem agência reguladora própria, mas que vai utilizar a decisão tomada nesta terça-feira (19). Já as agências de Santa Cruz do Sul e Erechim deverão decidir posteriormente a situação das contas nas cidades.

Travessia Triunfo – São Jerônimo
Na sessão desta terça-feira (19) da Agergs, também foi aprovado o reajuste de 6,47% na tarifa da travessia hidroviária de veículos entre Triunfo e São Jerônimo, na região carbonífera. Os novos valores para todas as categorias serão adotados a partir de agosto.

Gaúcha ZH

Postado em 20 maio 2020 10:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop