Apresentação dos Projetos de Extensão

CARAZINHO – Na quinta-feira (28), a ULBRA Carazinho realizou a apresentação dos projetos de extensão com a apresentação das atividades que serão realizadas pelos professores e acadêmicos dos cursos de Direito, Enfermagem e Serviço Social da ULBRA Carazinho.

O evento ocorreu no Espaço ULBRA e contou com a presença da imprensa, autoridades, acadêmicos e professores da Universidade, além da comunidade em geral.

Na ocasião foi firmado o convênio da ULBRA Carazinho com a Associação dos Juízes Mediadores da Seccional de Mediação e Arbitragem de Carazinho.

A Coordenadora da Extensão da ULBRA Carazinho, Maira Eleni Lopes, realizou a abertura da solenidade dizendo que a ULBRA se sente feliz por poder contribuir e ser uma grande parceira das entidades e do poder público no desenvolvimento de ações efetivas que beneficiam os cidadãos carazinhenses em suas necessidades sociais nas áreas dos direitos humanos, saúde e educação. “Cumprimos assim o papel social como universidade comprometida e inserida na comunidade local e regional, através dos serviços prestados por professores e acadêmicos dos cursos”, falou Maria Eleni.

O coordenador do curso de Direito da ULBRA Carazinho, professor Ronaldo Laux, explicou que estes projetos são o grande diferencial do curso. “A riqueza da ULBRA Carazinho é o trabalho com a comunidade”, disse.

O Professor do curso de Direito, Luiz Marcelo Mendes, comentou que o Programa de Enfrentamento as Questões de Gênero só foi possível de acontecer através da inserção de outros cursos, promovendo a interdisciplinaridade entre Enfermagem, Serviço Social e Direito. O Projeto vem agregando e articulando parcerias para realizar esse trabalho em prol da comunidade, beneficiando a mulher e rompendo as barreiras que envolvem as discussões sobre este assunto.

A Professora Susana Loureiro Dahse ressaltou as oficinas que o curso de Enfermagem realiza nos bairros, trabalhando a saúde física e psíquica da mulher.

Uma Universidade a serviço da Comunidade
Para o diretor da ULBRA Carazinho, Valdemar Sjlender, ao longo do semestre, a ULBRA Carazinho está apresentando os cerca de 20 programas de atendimento a comunidade, envolvendo todos os 15 cursos de graduação. “Através da extensão universitária os acadêmicos têm a oportunidade de colocar em prática o aprendizado obtido em sala de aula”, comentou o Diretor.
Sjlender destacou que a extensão engrandece a Universidade, pois ao longo dos 12 anos em que a Instituição está instalada em Carazinho, foram oferecidos 92 projetos de extensão com mais de mil eventos e milhares de pessoas beneficiadas. “Quando a comunidade de Carazinho e região se mobilizou para trazer a ULBRA, ela o fez com a intenção de atender as demandas da região. Em nome da Reitoria, que vai estar aqui no mês de outubro, queremos reafirmar o compromisso de atuar junto com a comunidade para o desenvolvimento da região”, completou o Diretor.

Núcleo de Atendimento ao Cidadão
O Núcleo de Atendimento ao Cidadão é um Programa de Extensão Comunitária da ULBRA Carazinho no qual estão inseridos os projetos desenvolvidos pelos cursos de graduação e pós-graduação, constituindo-se num espaço de referência no atendimento às demandas sociais da comunidade, através de serviços e atividades de extensão comunitária.
O Curso de Direito da ULBRA Carazinho desenvolve quatro projetos de extensão comunitária:

OBSERVATÓRIO DA VIOLÊNCIA E DOS DIREITOS HUMANOS
O Observatório da Violência e dos Direitos Humanos, implantado em 2005, pelo Curso de Direito, constitui-se num núcleo interdisciplinar especializado no monitoramento, pesquisa e atendimento das demandas envolvendo violência e a promoção dos direitos humanos na área de abrangência da ULBRA Carazinho.

NÚCLEO DE ADVOCACIA SOLIDÁRIA – NAS
O Núcleo de Advocacia Solidária – NAS, implantado em 2004, pelo Curso de Direito, constitui-se num espaço onde os acadêmicos do podem exercitar a prática da profissão, através da prestação de informações e orientações jurídicas aos usuários a partir de agendamento prévio.

PAIDÉIA
O PAIDÉIA visa a promover uma série de ações junto aos alunos do Curso de Direito que repercutam na comunidade, especialmente, com o público jovem acerca das virtudes necessárias para a liderança.

PROGRAMA DE ENFRENTAMENTO ÀS QUESTÕES DE GÊNERO
O Programa de Enfrentamento às Questões de Gênero, desenvolvido pelos Cursos de Direito, Enfermagem, Serviço Social, constitui-se num núcleo interdisciplinar especializado no atendimento às demandas envolvendo a violência contra mulheres e adolescentes e, na prevenção contra gravidez precoce, DSTs/HIV/AIDS no município de Carazinho.

Informações e Atendimentos:
Rua Venâncio Aires, 79, centro. Telefone: (54) 3329 4430.

(Assessoria de Imprensa – ULBRA Carazinho)

Compartilhe: