Após recuo no IPVA, alternativas do governo Leite para atenuar crise no fim do ano são reduzidas

Postado em 07 novembro 2019 16:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Com o recuo na revisão das regras de cobrança do IPVA, as alternativas do governador Eduardo Leite para atenuar a crise neste final de ano são reduzidas. Correndo o risco de fechar 2019 com duas folhas salariais parceladas, incluindo o 13º, Leite e a equipe apostam em alternativas de curto prazo para ampliar a arrecadação, mas as medidas não dependem só do Palácio Piratini.

Para dar fôlego ao caixa, o governo do Estado trabalha com pelo menos três possibilidades. Uma delas é o programa de refinanciamento de dívidas de ICMS (Refaz), cujos resultados serão conhecidos até 13 de dezembro.

A segunda aposta no horizonte é o leilão de áreas de exploração de petróleo e gás no litoral fluminense.

A terceira alternativa continua sendo a antecipação do IPVA, ainda que Leite tenha voltado atrás nas mudanças anunciadas na última segunda-feira (4). O governador Eduardo Leite voltou atrás quanto ao calendário de pagamento do IPVA 2020 e, com isso, o contribuinte poderá optar por quitar o imposto de forma parcelada, mantendo o mesmo formato aplicado pela Secretaria da Fazenda em 2019. O calendário detalhado, contudo, ainda não foi divulgado.

A informação foi comunicada em reunião com deputados da base aliada na manhã desta terça-feira (5) no Palácio Piratini. Conforme relatos de participantes, os aliados chegaram ao local do encontro demonstrando insatisfação com as medidas do governo que haviam sido anunciadas sem comunicação prévia à base. Pesou para a decisão a repercussão negativa entre diferentes setores, desde o comércio até os contribuintes, incluindo o descontentamento de partidos aliados por não terem sido consultados sobre a definição sobre o pagamento em cota única, que havia sido anunciada ontem pelo secretário da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso.

Fonte: Gaúcha ZH

Postado em 07 novembro 2019 16:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop