APAE Tapera lançou seu projeto de Equoterapia

Ontem à noite, às 19h30min, na sede da APAE, aconteceu o lançamento do Projeto Equoterapia. O evento contou com a participação Tapera da direção, professores e alunos da APAE, bem como de empresários, diretores de empresas e entidades em geral e da imprensa local.

O que é a Equoterapia?

Equoterapia é um método científico aplicado como terapia na saúde e na educação, que utiliza o cavalo, como instrumento terapêutico, numa abordagem multiprofissional e interdisciplinar, buscando o crescimento e o desenvolvimento biológico, psicológico e social de praticantes, que necessitem impulsionar suas potencialidades e minimizar suas deficiências, proporcionando maior integração social.

A Equoterapia emprega o cavalo, os fundamentos, os princípios e as técnicas da equitação como agentes promotores de ganhos físicos, psíquicos e sociais. Esse tipo de atividade terapêutica facilita e exige a participação do cavaleiro, como um todo, contribuindo assim, para o aprimoramento da força muscular, do relaxamento, da conscientização do próprio corpo e do desenvolvimento aperfeiçoado do equilíbrio e da coordenação.

A interação do praticante com o cavalo, incluindo os cuidados preliminares, os primeiros contatos de aproximação, os princípios da arte equestre e o manuseio final, promovem o desenvolvimento de novas formas de socialização, de autoconfiança e de autonomia, de melhoria da autoestima e da autoimagem. Além disso, o embasamento técnico e científico, a segurança física dos usuários, o atendimento das normas de seguridade e a possibilidade de associação a outras terapias, visam ao atendimento integral do praticante.

E é nessa dupla milenar Cavalo – Cavaleiro (o histórico da utilização do cavalo na área da saúde é tão antigo quanto a própria história da medicina. Hipócrates 458 – 377 a. C. se refere à equitação como fator regenerador da saúde), na interação dos movimentos e nas demais relações, que se assenta às bases científicas e técnicas da Equoterapia.

Compartilhe: