Alunos egressos do Instituto Imaculada realizam projeto de consciência ecológica

TAPERA – O Projeto Construindo Consciência Ecológica Através da Compostagem de Resíduos Orgânicos surgiu com a ideia dos acadêmicos do 7º semestre de Engenharia Florestal da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) – Campus de Frederico Westphalen (CESNORS) e egressos do Instituto Imaculada, Cássio Crestani e Deoner Zanatta Junior, sob orientação do professor-doutor Fabiano Fortes.

O objetivo desse projeto de extensão é trazer a educação ambiental para o ambiente escolar, visto a importância deste tema nos dias atuais. A proposta do mesmo é utilizar os resíduos orgânicos do refeitório da Escola, como restos de alimentos, casca de ovos, erva-mate, borra de café, entre outros, para serem colocados em uma composteira (compartimento de alvenaria) juntamente com folhas e palha seca. Após algum tempo, bactérias e fungos atuarão na decomposição do material que se tornará um composto orgânico nutritivo para ser usado na horta escolar, construída próxima ao local da composteira.

O trabalho foi apresentado para as crianças do 6º ano na tarde no último dia 27. Primeiramente os alunos assistiram uma apresentação digital explicada pelos acadêmicos e após foram convidados para demonstração prática da compostagem e plantio de cerca de 150 mudas de hortaliças. O fato que surpreendeu os acadêmicos do projeto foi o grande interesse que as crianças demonstraram pelo assunto e a disposição das mesmas para plantar as mudinhas. “Nós acreditamos que apenas através de atividades práticas os futuros cidadãos poderão visualizar os benefícios delas e assim tomar gosto por práticas ecológicas sustentáveis.”, relataram os acadêmicos.

Este projeto vem ao encontro do Programa Mais Educação, que será desenvolvido pela Escola, a partir de outubro, e contará com a Oficina Educação Ambiental e Sustentabilidade.

Compartilhe: