Alunos da Escola Dionísio realizaram atividades nas férias

TAPERA – Os alunos da Educação Infantil e 2º anos da Escola Dionísio foram motivados a fazer uma atividade diferente durante o período de férias. Foi proposta uma Caixa que guardasse as lembranças de suas férias. Cada aluno trouxe uma caixa embrulhada e enfeitada na sua preferência. Na caixa, deveriam escrever “Minha caixa de Férias” e nela depositar desenhos, objetos, figuras que representassem as lembranças mais significativas desse período.

Ao retornar das férias, todos trouxeram a sua caixinha e contaram para seus colegas o motivo de ter guardado na caixa tal objeto e/ou representação.

Entre os objetos trazidos pelos alunos, uma pena de galinha trazida da casa da vovó, uma velinha acesa durante a falta de energia elétrica, um copinho plástico da festa dos motoristas, as primeiras aulas de crochê, convites de aniversários, lembrança do nascimento do irmãozinho, pinhão e pipoca, doces e bolachas, desenhos dos passeios realizados, produção de textos, os livrinhos lidos, casamento dos pais, presentes ganhados, uma seringa de injeção aplicada, brinquedos, joguinhos, fotos, receitas, chá na casa da vovó, entre outros.

Após o relato foram várias as atividades desenvolvidas pelos alunos, onde destacamos: o nome dos objetos, listagem das palavras, ilustração, letra inicial, separação silábica, quantidades, comparações, histórias matemáticas, formação de frases produção textual, rimas, quadrinhas, gráficos, apresentação para os colegas das outras turmas.

Conforme as professoras ficaram fascinadas com a receptividade da tarefa e o envolvimento dos alunos, pois foi algo de real significado para eles. A aprendizagem adquirida superou as expectativas.

Compartilhe: