Alta procura de exames de coronavírus em laboratórios particulares zeram os estoques de insumos

Postado em 24 março 2020 15:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Diariamente, o Ministério da Saúde tem atualizado o número de suspeitas de coronavírus no Brasil, sendo que até o momento, 314 casos foram confirmados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que fossem aplicados testes em massa para descobrir quem está infectado, no entanto, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, afirmou que não mudará agora o critério adotado na atual fase de mitigação, onde somente pessoas com casos graves estão sendo testadas. A medida busca economizar testes para as pessoas com complicações. Em Passo Fundo, testes que antes poderiam ser feitos em laboratórios particulares, já não estão sendo realizados por falta de insumos.

Em entrevista a Uirapuru, o diretor-geral do laboratório Widal Pacheco, Maurício Dalbosco, contou que o laboratório de referência comunicou que os insumos foram a estoque zero e neste momento os laboratórios do sistema provado não estará coletando amostras.

Dalbosco orientou que pacientes que estejam com sintomas de coronavírus procurem o Sistema Único de Saúde (SUS) que os laboratórios estão realizando os testes. O diretor ainda orientou que as pessoas façam quarentena, caso tenham a suspeitas de coronavírus. Disse ainda que, se a pessoa tiverem os sinais clínicos, orientou que as pessoas procurem a Vigilância Epidemiológica de Passo Fundo que realizarão os exames.

Créditos: Reuters
Rádio Uirapuru

Postado em 24 março 2020 15:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop