Agricultura familiar ganha destaque na Agrotecno Leite 2014

Postado em 29 setembro 2014 07:28 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Tecnologias, palestras, informações e alternativas voltadas à agricultura familiar estão sendo apresentadas na oitava edição da Agrotecno Leite, que segue até quinta-feira (25/09), no Centro de Eventos e Campos de Pesquisa da Universidade de Passo Fundo. O presidente da Emater/RS, Lino De David, palestrou nesta terça-feira (23), sobre o cenário atual da cadeia leiteira e os desafios da agricultura familiar.

De David destacou que a produtividade do leite gaúcho está crescendo muito além da produtividade brasileira. “A cadeia do leite é uma das mais complexas, pois é um produto altamente perecível e um dos principais alimentos da mesa dos consumidores, desempenhando um papel importante no desenvolvimento do ser humano, na questão nutricional”, disse. Segundo o presidente da Emater/RS, 90% dos municípios gaúchos têm o leite como uma atividade econômica. “A principal região produtora no Estado é aqui, na Metade Norte, onde está concentrada grande parte da agricultura familiar”, explicou.

Sobre os desafios, De David ressaltou que a atividade leiteira deve trazer rentabilidade ao produtor. “O que se desenha hoje é uma perspectiva de crescimento de consumo do leite no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo. Também há uma perspectiva de aumento da produção e da produtividade, mas esta elevação tem que vir acompanhada da qualidade”, ressaltou. Para De David, elevar a produção com qualidade está, necessariamente, associado a investimentos que o produtor tem que fazer e à incorporação de novas tecnologias, sejam para a produção de alimentos para o gado, sejam tecnologias de preservação do leite, de higiene, de manejo e de sanidade.

De acordo com dados apresentados na palestra, cerca de 70 mil produtores entregam leite à indústria todos os dias no Estado. “Com a saída de milhares de pessoas da miséria, com a elevação do poder aquisitivo, aumentou o consumo. Isso fez com que, nos últimos anos, a rentabilidade para o produtor melhorasse”, avaliou.

Sistema de produção viável

O assistente técnico regional em Produção Animal da Emater/RS-Ascar, Vilmar Wruch Leitzke, palestrou sobre o sistema de produção de leite a pasto em propriedades de agricultura familiar. Segundo Leitzke, várias características fazem esse sistema ser extremamente viável para as propriedades rurais familiares. “Na região, as condições de clima permitem o pastoreio direto nas pastagens ao longo do ano, as espécies perenes de verão permitem boa oferta de pasto, espécies de inverno com boa adaptação permitem estender o uso por um período maior, conseguindo fechar o ciclo”, analisou, destacando que as pastagens também têm um papel importante para a saúde dos animais.

Entre os desafios, o assistente técnico enumerou a necessidade de reduzir a penosidade do trabalho, diminuir o uso de medicamentos no tratamento dos animais, melhorar o sistema de transporte do leite, aprimorar o sistema de consórcio, utilizando as pastagens, e tornar rotineira a gestão da atividade leiteira, com processos que permitam a tomada de decisões com segurança. “A atividade leiteira à base de pasto é e continua sendo uma importante atividade para a agricultura familiar da região”, finalizou.

A Agrotecno Leite é promovida pela Emater/RS-Ascar, Cotrijal, Embrapa Trigo, Instituto de Desenvolvimento de Passo Fundo, Farsul, Senar, Sebrae, Prefeitura, RBS TV, Sicredi e Universidade de Passo Fundo.

(Vanessa Almeida de Moraes – Assessoria de Imprensa da Emater)

Postado em 29 setembro 2014 07:28 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop