Agentes de combate a endemias realizam novo Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti em Colorado

Postado em 05 julho 2022 10:07 por jeacontece
15.292.411/0001-75

O município de Colorado apresentou nesse primeiro semestre do ano Sete casos confirmados de dengue, doença transmitida através da picada do Aedes aegypti. Em apontamento da equipe de endemias, durante os meses anteriores o índice de 3,8, mostrava-se de médio risco de infestação do mosquito transmissor no município, mas lembrando que acima de 3,9 é considerado alto risco de surtos. Esses valores são obtidos através do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa).

O qual foi executado pela terceira vez em 2022 durante os dias 27 de junho e 1 de julho pelos Agentes de combate a endemias (ACE) Clóvis e Gabrieli. Foram realizadas visitas 33% dos imóveis da cidade, Padre Osmari e Vista Alegre, escolhidos através de sorteios. A equipe contou com a supervisão da 9ª coordenadoria de saúde.

O 3º LIRAa do ano teve como resultado um índice de 0,4, considerado baixo. Mas ressalta-se que este resultado é efeito do frio e das intensas chuvaradas nos últimos dias.

De forma constante nossos dois agentes mantém seu trabalho ativo com visitas bimestrais aos imóveis, durante as quais orientam os moradores e também fazem a identificação e eliminação de possíveis focos. Em complemento ocorre a visita a cada 15 dias em pontos estratégicos como as borracharias e cemitério da cidade e da vista alegre.

Os ACEs lembram que a comunidade tem um papel muito importante na eliminação dos focos. Pedem para que cada morador continue cuidando de seus pátios, fazendo vistorias periódicas em suas calhas e reservatórios de coleta de água da chuva. Colocam-se ainda, a disposição da população para esclarecer possíveis dúvidas.

Postado em 05 julho 2022 10:07 por jeacontece
15.292.411/0001-75
Tags:

NOTÍCIAS RELACIONADAS


TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop