Acordos de cooperação dos programas de Educação Cooperativa são renovados pelo Sicredi e pelas Prefeituras

Postado em 09 abril 2022 06:37 por jeacontece
15.292.411/0001-75

A Sicredi Integração Rota das Terras RS/MG renovou os Acordos de Cooperação dos Programa de Educação Cooperativa A União Faz a Vida – PUFV, Cooperativas Escolares, Geração Jovem e Cooperação na Ponta do Lápis (Educação Financeira) com as Prefeituras Municipais do Rio Grande do Sul. Os encontros foram feitos de forma presencial, entre os dias 28 de março a 01 de abril, com os municípios de Ibirubá, Tapera, Quinze de Novembro, Selbach, Lagoa dos Três e Cantos Colorado.

Participaram dos encontros, o presidente da instituição financeira cooperativa, Sérgio Luiz Tonello; os prefeitos municipais, Abel Grave, Volmar Helmut Kuhn, Gustavo Peukert Stolte, Michael Kuhn, Sérgio Antonio Lasch e Celso Gobbi; os gerentes das agências; o assessor de Programas Sociais do Sicredi; secretárias e secretários de Educação e coordenadoras locais dos Programas.

O Acordo de Cooperação reafirma a parceria entre o Sicredi (gestor) e as Prefeituras (parceiras) para o desenvolvimento das atividades dos Programas de Educação Cooperativa nas escolas dos municípios na área de ação da instituição financeira cooperativa. Durante os encontros, os representantes do Sicredi fizeram um breve relato das principais ações desenvolvidas nos Programas e comentaram sobre as que estão previstas para este ano: Encontros de Boas Práticas – PUFV, formações e assessorias presenciais e virtuais para os educadores, encontros com as coordenadoras de escolas e locais, projetos nas escolas, culturais e de lideranças – Geração Jovem, além da manutenção e implementação de Cooperativas Escolares em escolas municipais de Tapera, Ibirubá e Colorado.

O Programa A União Faz a Vida é uma iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e, com base nos princípios de cooperação e cidadania, contribui para a educação integral de crianças e adolescentes por meio de projetos educacionais cooperativos. Os projetos, desenvolvidos nas escolas, surgem do centro de interesse dos alunos, com o apoio de educadores, pais e da comunidade, sempre levando em consideração o plano de estudos de cada turma.

O Programa Cooperativas Escolares propõe ampliar as oportunidades de aprendizado dos estudantes, vivenciando práticas pedagógicas dos princípios e valores do cooperativismo na comunidade escolar, permeado pela formação de lideranças, educação financeira, empreendedorismo social, assim como a inclusão e cidadania.

E o Programa Cooperação na Ponta do Lápis (Educação Financeira), que objetiva fomentar a conscientização e educação financeira aos professores, crianças e adolescentes, auxiliando na melhoraria dos indicadores de ensino junto as escolas rede municipal, através de encontros e oficinas sobre o tema, contribuindo para a saúde financeira das comunidades.

Postado em 09 abril 2022 06:37 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop