Ações da SMS no combate à dengue em Não-Me-Toque

Dia 17 de novembro foi o dia “D” de combate a dengue. A equipe de combate a endemias distribuiu panfletos informativos sobre a prevenção da dengue com o objetivo de conscientizar a população a respeito deste problema que para ser solucionado depende da colaboração de toda a comunidade.

Hoje nosso Município tem onze focos positivos para o mosquito Aedes Egypti, transmissor da dengue, 7 FOCOS no Bairro Industrial, 3 FOCOS no Centro e 1 FOCO no Bairro Jardim. As larvas foram encontradas em pneus velhos e caixas d’agua que não são vedadas adequadamente.

A equipe de combate a dengue já está terminando o terceiro ciclo na prevenção do surgimento de mais focos do mosquito. Cada ciclo equivale a visitação em 100% dos domicílios no Município e não foram mais encontradas larvas do mosquito.

O município deixa de ser positivo e se torna negativo após seis ciclos negativos e o 6º ciclo terminará em maio de 2013. Uma ação muito importante no combate a dengue que está sendo realizada nos dias 21 e 22 de novembro, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente, é o recolhimento dos pneus em desuso na comunidade para acondicioná-los adequadamente eliminando assim um dos principais criadouros do vetor.

Não há casos da doença em Não-Me-Toque, porém está chegando o verão e todo o cuidado é pouco. Com o intenso fluxo de viagens poderá ocorrer casos importados de dengue (de fora do Município) e se tivermos focos do mosquito podem surgir casos da doença no Município.

COMBATER A DENGUE É UM DEVER MEU, SEU E DE TODOS!!!
A DENGUE PODE MATAR!!!!

(Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Não-Me-Toque)

Compartilhe: