Acadêmicas da Unicruz realizaram capacitação na Udesc

CRUZ ALTA – As acadêmicas Juliane Almeida (bolsista Pibic/Unicruz) e Aline Carafa (bolsista voluntária), do curso de Fisioterapia, e a acadêmica Bruna Aimée, do curso de Biomedicina da Universidade de Cruz Alta, acompanhadas da professora do Centro de Ciências da Saúde, Themis Goretti Moreira Leal de Carvalho, realizaram capacitação no Laboratório de Instrumentação (Labin) e no Laboratório de Análises Multissetorial (Multilab) do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O intercâmbio de experiência foi a primeira etapa do projeto de pesquisa “Análise da força de preensão manual em pacientes com artrite reumatóide antes e após um programa de cinesioterapia”, desenvolvido na Unicruz em parceria com a Udesc. O Projeto tem a coordenação da professora Themis e a colaboração dos professores do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Udesc Dra. Monique da Silva Gevaerd, Dra. Susana Cristina Domenech, Dr. Noé Gomes Borges Júnior e dos mestrandos do PPG em Ciências do Movimento Humano daquela Instituição Ana Paula Shiratori e Rodrigo da Rosa Iop, este egresso do Curso de Fisioterapia da Unicruz.

A etapa seguinte, prevista para a próxima semana, será a coleta dos dados (força de preensão manual e protocolos diversos), a ser realizada na Clínica de Fisioterapia da Unicruz, e a realização de exames laboratoriais (fator reumatóide, velocidade de hemossedimentação e proteína C reativa) no Laboratório de Análises Clínicas da Unicruz, sob a coordenação da professora Janaína Coser. Deverão participar destas coletas professores e alunos da Udesc que colaboram com a pesquisa.

Unicruz

Compartilhe: