Acadêmica de Enfermagem da ULBRA participa do VER SUS

CARAZINHO – A acadêmica do 6º semestre de enfermagem na ULBRA Carazinho, Amanda Germiniani Candeia, participou do programa VER SUS (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde). O evento aconteceu em Passo Fundo, de 16 a 28 de julho. Eram cerca de 40 universitários participantes de várias Instituições de Ensino Superior do Estado, que estão vivenciando a realidade do SUS, nos 12 dias de trabalhos exclusivos no programa.

Segundo a acadêmica, esta foi uma maravilhosa e enriquecedora experiência, podendo vivenciar o dia a dia dos serviços no Sistema Único de Saúde, conhecendo a realidade em vários municípios da regional de saúde e demais municípios referência no estado, trocando ideias, experiências e conhecimento.

O projeto VER SUS/Brasil pretende estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações, qualificando-se para a atuação no sistema de saúde.

No último dia 23, a professora e coordenadora do curso de enfermagem, Anelise Almeida, esteve participando de debate com o grupo de universitários do VER SUS sobre o Sistema Único de Saúde, contando sua experiência como gestora do SUS. Anelise Almeida colocou sobre a importância da participação dos acadêmicos em eventos como este, que com certeza terão um grande diferencial para o mercado de trabalho e o mais importante: poderão fazer a diferença nos serviços de saúde em especial no SUS.

(Assessoria de Imprensa – ULBRA Carazinho)

Compartilhe: