CRUZ ALTA – Rede de Atendimento à mulher vítima de violência de Cruz Alta é destaque em curso

Postado em 16 setembro 2014 07:21 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Denise da Silva palestrou na manhã de sexta-feira, durante o Curso de Capacitação promovido pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher que está sendo realizado há uma semana. Acompanhada da assistente social, Andrea Lazari Hoesling, a secretária esclareceu todo o trabalho realizado pelo município através do Centro de Referência Maria Mulher que é um dos 21 centros distribuídos no Estado, sendo este serviço de apoio destaque no Estado. Através da Coordenadoria de Políticas da Mulher e do Centro de Referência Maria Mulher a vítima pode contar uma gama de serviços principalmente de orientação e encaminhamentos.

De acordo com a secretária a Rede de Atendimento implantada em Cruz Alta, beneficia demandas do município e também de 19 municípios da região do Alto Jacuí. Ela comentou também a importância de que os municípios comecem a pensar e agir para combater essa violência à mulher e criar mecanismo de proteção a exemplo do que acontece em Cruz Alta, no qual se preocupa também em oferecer alternativa para a mulher vítima como encaminhamento para cursos profissionalizantes e assim garantir independência financeira.

Entre os serviços que podem ser encontrados na rede de atendimento prestados por uma equipe formada por psicóloga, assistente social, advogada, recepcionista entre outros estão a orientação, o encaminhamento e o acompanhamento. Para que a ajuda possa chegar a mulher que sofreu violência existem caminhos como a ida da própria vítima ao Centro de Referência, o encaminhamento pelos órgãos policiais e também através de de contatos telefônicos que são disponibilizados gratuitamente, o Escuta Mulher local 90903322-1716 e o Escuta Lilás 0800.541.0803. Denise também destacou o suporte do Carro Rosa que serve para transportar a vítima para Delegacia ou outro órgão com o acompanhamento de profissionais da rede; o trabalho realizado em escolas, com as equipes do PIM e também a Casa de Passagem que já tem seu projeto aprovado, faltando apenas recursos para sua concretização que, aliás, é uma das grandes necessidades nesse atendimento especializado prestado pela DEAM e o Centro de Referência.

A assistente social Andrea apresentou as estatísticas de atendimento no Centro de Referência e a metodologia utilizada no acolhimento às vítimas, sendo uma elas as reuniões que acontecem duas vezes no mês, na qual as vítimas compartilham suas histórias.

O Curso de Aperfeiçoamento voltado a profissionais que trabalham de alguma forma no enfrentamento da violência contra a mulher continua na próxima segunda-feira, 15, pela manhã, com a explanação sobre o atendimento à mulher vítima com a escrivã Elisangela Cossettin e a defensora pública Ana Emília e sobre o registro de ocorrência com a inspetora Maristela Figueiredo e a escrivã Elisangela Cossettin que também irá abordar o atendimento à mulher vítima pela Patrulha Maria da Penha junto com o capitão Moreira.

À tarde, serão abordados os crimes envolvendo crianças e adolescentes com a escrivã Elisangela Cossettin e a promotora Sônia Bonilla e promotora Marlise Bortoluzzi. O atendimento às vítimas de violência sexual será explanado pela secretária de Saúde de Cruz Alta, Daniela Hernandez.

Na quarta-feira, 17, pela manhã o assunto será a representatividade da mulher no mercado de trabalho abordado pela escrivã Elisangela Cossettin e pela vereadora Estela Maris. A delegada Lylian Carús falará os dados estatísticos da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Cruz Alta. À tarde será feito um curso no quartel do Corpo de Bombeiros.

No último dia do evento, no dia 19, o tema papel da Polícia Civil e as relações interinstitucionais será apresentado pela doutora de Educação Elaine Dulac, com encerramento com da comissária Carmem Santos.

(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cruz Alta)

Postado em 16 setembro 2014 07:21 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop