Quem viveu durante o início da década de 70, talvez tenha tido o privilégio de acompanhar passo a passo o crescimento de produtos que hoje são considerados verdadeiros clássicos. Um deles é o Atari, que completou 40 anos no último dia 27.
A empresa foi criada em 27 de junho de 1972 por Nolan Bushnell e Ted Dabney, e lançaram em novembro do mesmo ano o jogo Pong. Em 1976, a companhia foi vendida para a Warner Communications, que tratou de alinhar os objetivos da instituição. Não demorou muito até que o Atari 2600, primeiro console comercial chegasse ao mercado, em 1977. Ele rapidamente se tornou um sucesso de vendas e popularizou o conceito de videogames domésticos. Antes – e só quem é da época sabe – era necessário ir até bares ou lanchonetes para jogar em máquinas e fliperamas.
Não há como falar de Atari sem citar os mais de 400 clássicos da empresa, como Enduro, Pac Man, Hero, Bobby is Going Home, Asteroids, Battlezone, Pitfall, Montezuma Revenge e Atari Footbal. No Brasil, o aparelho mais popular foi o Atari 2600, na década de 80, mas dois anos antes, em 1978, até mesmo o jogador Pelé foi garoto-propaganda da companhia.
De lá para cá, os anos passaram e a Atari perdeu espaço para outras organizações, como a Nintendo e a Sony, que lançaram consoles top de linha nas décadas de 1980 e 1990. Atualmente, a empresa já não produz mais videogames, apenas jogos, e mudou seu foco para o mercado móvel.
A decisão foi bem pesada, pois, mesmo com produtos de alto poder gráfico, como o PlayStation 3 e o Xbox 360, os games para Atari continuam vendendo como água. Só neste ano, já foram baixados mais de 10 milhões de títulos disponíveis em lojas como a App Store e no próprio site da companhia.
Uma dica para relembrar como é jogar estes games é acessar o site Jogos de Atari. E para quem tem iPhone iPad ou iPod Touch, a bola da vez é o app Atari’s Greatest Hits, com uma seleção de títulos que podem ser jogados direto do seu dispositivo.
Olhar Digital