22 de junho: Dia Mundial do Fusca

Nesta sexta-feira, 22 de junho de 2012 comemora-se o Dia Mundial do Fusca. Há 78 anos, Ferdinand Porsche, juntamente com a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã, assinava o contrato para o desenvolvimento do projeto de fabricação do primeiro automóvel Volkswagen Fusca da história.

Na Alemanha da década de 50, o maior idealizador do automóvel foi o ditador nazista Adolf Hitler, que na época, havia solicitado à Porsche um carro extremamente prático e resistente. Aqui no Brasil, o veículo, que adquiriu o apelido carinhoso de Fusca, completou 53 anos de sua chegada em 2012. A primeira fase de sua fabricação ocorreu entre 1959 e 1986.

Após sete anos, em 1993, o Fusca teve sua produção retomada graças ao incentivo do governo aos carros populares na época, até 1996, quando foi retirado de linha definitivamente. O total de fuscas produzidos ao longo dos dois períodos foi de 3,2 milhões de unidades. Em todo o mundo, o último Fusca saiu da linha de montagem no México, em 30 de julho de 2003, causando comoção entre seus adoradores.

Aproveitando o enorme carisma do veterano Fusquinha, a Volkswagen lançou em 1998, o primogênito New Beetle, inspirado em seu formato clássico, mas construido a partir da base do Volkswagen Golf (4ª geração).

Sempre preocupada com a manutenção da marca, a Volks optou por retirar o “New” do nome, deixando apena “Beetle” a partir de 2011, quando foi renovado novamente, ganhando linhas de design mais robustas.

O apelo luxuoso inspirado pelo Beetle ao longo de quase uma década atrai fãs no mundo todo e exige que a VW mantenha lançamentos constantes em torno do modelo, a exemplo da edição limitada Black Turbo do Beetle, lançada neste ano.

Terra

Compartilhe: