16 de junho de 2022: dia de receber a Bênção do Santíssimo Sacramento

Postado em 15 junho 2022 15:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo – conhecida popularmente como “Corpus Christi” – é celebrada no Brasil e em outros países sessenta dias depois da Quinta-Feira Santa. Segundo o Pe. Ivanir Antonio Rampon, professor de Teologia Espiritual da Itepa Faculdades, na “as duas celebrações estão conectadas com o Mistério da Eucaristia. Na Quinta-Feira Santa, no entanto, a ênfase é dada na dimensão da ´instituição’ da Eucaristia; já na Solenidade do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, a ênfase esta na ‘presença real’ de Jesus Cristo na Eucaristia”.

O Diretório sobre o Sacramento da Eucaristia – documento da Arquidiocese de Passo Fundo, no número 31 afirma: “Aproveite-se a Solenidade do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, para com criatividade e arte, expressar o amor e a adoração à Cristo Eucarístico. Pastoralmente, é muito recomendável associar a Solenidade com o tema e o lema da Campanha da Fraternidade do respectivo ano, bem como com outros projetos da Igreja”. O tema da Campanha da Fraternidade 2022 é “Fraternidade e Educação” e o lema: “Fala com sabedoria, ensine com amor”.

Durante a Adoração do Santíssimo Sacramento é costume, no dia da Solenidade do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, receber a bênção do Santíssimo Sacramento. No dizer do Papa Francisco, a “Eucaristia é uma escola de bênção. Deus diz bem de nós, seus filhos amados, encorajando-nos assim a continuar. E nós bendizemos a Deus nas nossas assembleias (cf. Sal 68, 27), reencontrando o gosto do louvor, que liberta e cura o coração. Vimos à Missa com a certeza de ser abençoados pelo Senhor, e saímos para, por nossa vez, abençoarmos, para sermos canais de bem no mundo. Vale também para nós: é importante que nós, Pastores, nos lembremos de abençoar o povo de Deus. Queridos sacerdotes, não tenhais medo de abençoar! Abençoar o povo de Deus: queridos sacerdotes, continuai a abençoar! O Senhor quer dizer bem do seu povo; fica feliz em fazer-nos sentir o seu carinho por nós. E só depois de abençoados é que podemos abençoar os outros com a mesma unção de amor. Entretanto, é triste ver hoje quão facilmente se faz o contrário: se amaldiçoa, despreza, insulta. Assaltados por demasiado frenesi, não nos contemos, desafogando a raiva sobre tudo e todos. Muitas vezes, infelizmente, é quem grita mais e mais forte, é quem está mais irritado que parece ter razão e obter consensos. Não nos deixemos contagiar pela arrogância, não nos deixemos invadir pela amargura, nós que comemos o Pão que em si contém toda a doçura” (cf. Homilia, 23.6.209).

Em todas as Paróquias da Arquidiocese de Passo Fundo haverá Celebrações e Bênçãos do Santíssimo Sacramento. Informe-se na sua Paróquia, receba a benção e seja uma benção de amor!

Foto: Vatican.va

Postado em 15 junho 2022 15:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop