História do JEAcontece

O jornalista (diplomado) Fábio David Crestani, editor do Blog do Sarico, no ar desde 29 de janeiro de 2008, vinha recebendo pedidos de seus amigos e leitores para transformar seu blog em um jornal eletrônico. Ele relutou por mais de dois anos, por achar que o blog perderia sua maior característica: ser (e fazer) diferente. Mas, os constantes pedidos fizeram com que Fábio começasse a formar na sua cabeça o jornal solicitado. Na metade de 2011, tendo conversado com pessoas ligadas a área que começa a crescer vertiginosamente, começou a montar o projeto para a construção do veículo de comunicação que utiliza a internet, ferramenta que toca o mundo com maior rapidez.

Depois de falar com pessoas ligadas ao setor e ver alguns jornais eletrônicos brasileiros e também internacionais, Fábio começou a montar o projeto do dito jornal. Pesquisando aqui e ali, o mesmo foi criando forma na telinha do computador.

Montado o projeto, havia a necessidade de colocar a ideia no ar, criando o jornal propriamente dito. Porém, faltava dinheiro. Fábio procurou o geólogo, agricultor e vereador Osvaldo Henrich Filho, com quem trabalhou na antiga Rádio Gazeta de Tapera e que tem uma visão bastante ampla sobre modernidade, para que financiasse o empreendimento. O Osvaldo viu o projeto, estudou ele a fundo, se interessou e deu carta branca para que o mesmo fosse criado. Estava acertada a primeira etapa para a criação do jornal eletrônico tão pedido pelos amigos e leitores do Fábio-Sarico. Faltava a segunda parte: conseguir alguém que respondesse pela comercialização desta ideia, por ser o setor que mantém o jornal. E o primeiro nome que veio a cabeça do Fábio, foi o de Vilmar Paulo Donatti, que respondia pela publicidade do jornal semanal de Tapera. O projeto foi mostrado ao Donatti, que pediu um tempo para estudar, pois não tinha a dimensão do que seria um jornal eletrônico. Depois de se inteirar profundamente do projeto decidiu aceitar o convite. A parceria estava pronta e o projeto também. Colocá-lo no ar era uma questão de tempo.

Fábio e Donatti, amparados pelo Osvaldo, foram até a WM Internet, de Tapera, e colocaram o projeto para o Claudio Wiener e a Vera Marasca desenvolver o site do jornal, que já tinha nome: JEAcontece online.

A eles foi pedido algo bonito, discreto e de fácil manuseio, tanto para quem posta as notícias, como para quem for lê-las. E isso foi feito.

No dia 03 de março de 2012 o site do Jornal Eletrônico Acontece foi colocado no ar, às 11h33min. No dia 05 do mesmo mês ele entrava no ar em definitivo.

O jornal é apenas parte do projeto que, com o passar do tempo será ampliado e melhorado. Apenas uma parte dele foi implementada.

EQUIPE – A equipe que toca o JEAcontece desde sua sede na Rua Rui Barbosa, 531, em Tapera, tem: Fábio David Crestani (Jornalista e Diretor Editor), Vilmar Paulo Donatti (Diretor Comercial) e a publicitária Júlia Weber, que responderá pela secretaria e criação do jornal.