Victor Graeff se prepara para o Festival Nacional da Cuca com Linguiça

Postado em 05 fevereiro 2014 08:21 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A organização do 13º Festival Nacional da Cuca com Linguiça, que acontece de 10 a 14 de março, segue acelerado. Faltando pouco mais de um mês para o tradicional evento realizado em Victor Graeff a comissão organizadora já divulgou algumas atrações e detalhes.

Atrações

Uma das confirmações mais aguardadas pelo público que visita o Festival Nacional da Cuca com Linguiça são as atrações. Neste ano, portanto serão 15 bandas se apresentando em 5 noites no palco montado em frente a Praça Municipal Tancredo Neves. O secretário municipal de Educação e coordenador da comissão organizadora do festival Ademar Jacó Hahn confirma que a principal atração do festival será o grupo Os Monarcas, que vai tocar no dia 13. “Além de termos Os Monarcas já temos a confirmação de bandas como GDO do Forró, banda Kanecos, Doce Pecado entre outras que já estão acertadas”, salienta Hahn.

Expectativa

Com o início do festival se aproximando a expectativa também aumenta. Para se ter uma noção a última edição da festa contou com um público de mais de 80 mil pessoas. Um projeção para este ano é de um aumento de 10%, batendo então a marca de pelo menos 90 mil visitantes.

No último ano o 12º Festival Nacional da Cuca com Linguiça, realizado de 04 a 08 de março,  registrou até então o maior público na história do evento, recebendo também representantes de 74 delegações estrangeiras.

Gastronomia

O Festival Nacional da Cuca com Lingüiça não se faz somente com bandas e atrações, como o próprio nome já diz a cuca e a lingüiça são carros chefes e recebem grande atenção. A Praça Municipal Tancredo Neves, local onde ficam instaladas as tendas gastronômicas que servem o tradicional prato do município, além do Chope, neste ano vai receber 15 estandes. Outra participação importante no local será a da Associação das Cuqueiras, que conta com 10 associadas e terá um espaço exclusivo para comercializar as cucas.

Para se ter uma idéia em 2013 foram comercializados mais de 21 mil litros de Chope e a expectativa é que neste ano os números superem 30 mil. “ Esperamos que neste ano sejam vendidos mais de 30 mil litros da bebida, mais de 10 mil cucas e mais de 3 toneladas de linguiça, pois a vários anos o festival vem crescendo e nesta edição não será diferente” afirma Ademar Jacó Hahn.

Qualificação e inscrições

As inscrições de comerciantes que pretendem expor seus produtos no evento iniciam nesta semana na Prefeitura Municipal.  Neste ano os critérios para o uso dos estandes está mais rigoroso de acordo com o Coordenador da comissão organizadora do festival.

Os empresários necessitam, além de estar registrados como bares ou estabelecimentos do gênero, comprovar a efetiva atividade no segmento gastronômico, bem como apresentar os alvarás sanitários e quitações fiscais.

O Coordenador explica que as medidas são previstas no estatuto do festival e têm como objetivo qualificar o evento e garantir a procedência dos alimentos que serão comercializados.

Para melhor qualificar esses expositores foram realizados no últimos meses de 2013 três cursos em parceria com o Sebrae. todos voltados aos empresários locais e aos envolvidos com as festividades.

Últimos detalhes

Durante toda essa semana e nos próximos dias que antecedem o Festival a Comissão Organizadora do Evento estará se reunindo para acertar cada detalhe do evento. Todas as atrações devem estar definidas na próxima semana sendo então divulgada a programação do 13º Festival Nacional da Cuca com Linguiça.

Antes do festival Victor Graeff se prepara para a realização do Carnaval de Rua no dia 28 de fevereiro.

História do Festival Nacional da Cuca com Linguiça

O Festival Nacional da Cuca com Linguiça surgiu no ano de 2002, devido ao grande fluxo de pessoas que circulavam na cidade de Victor Graeff  durante a semana da Expodireto Cotrijal.

Pensando em aproveitar as oportunidades geradas com essas pessoas que cruzavam o município, a administração municipal, criou o festival. A idéia deu certo, pois as pessoas que após um longo dia de negócios no município vizinho de Não Me Toque, podem parar para descansar em Victor Graeff tendo a oportunidade de saborear o prato típico victorense, acompanhado de chopp gelado, além de curtir shows com várias bandas.

O 13º Festival Nacional da Cuca com Lingüiça ocorre de 10 a 14 de março. Te esperamos na Cidade da Mais Bela Praça.

(Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Victor Graeff)

Postado em 05 fevereiro 2014 08:21 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop