Rio Grande do Sul tem primeira morte por gripe A em 2012

A Secretaria Estadual da Saúde confirmou nesta quarta-feira a primeira morte por gripe A (H1N1) em 2012. Trata-se de uma mulher de 34 anos de São Miguel das Missões. Com esse, o Rio Grande do Sul contabiliza sete casos de gripe A esse ano.

Para o enfrentamento à doença, já foram vacinadas no Estado 1,5 milhão de pessoas dos grupos prioritários, o que corresponde a 78,12% de cobertura. A campanha termina nesta quarta-feira, mas as doses seguem disponíveis nos postos de acordo com os estoques dos municípios. A rede de saúde também conta com medicamento antiviral para o tratamento dos casos suspeitos.

Até o momento, segundo a Secretaria da Saúde, o panorama da doença é similar ao ano passado. No mesmo período de 2011, já havia 8 casos registrados da doença e 3 óbitos, e, ao todo, foram confirmados 103 casos, sendo 14 óbitos.

O Estado também apresenta até agora um número menor de casos em relação aos outros estados da Região Sul. Santa Catarina apresenta 262 casos confirmados de gripe A, com 18 óbitos pela doença e outros 3 por Influenza Sazonal. No Paraná já foram confirmados 62 casos, com dois óbitos.

Além da vacinação para os grupos mais vulneráveis às complicações pelo vírus, o Estado também mantém disponível em todos os municípios o antiviral Oseltamivir (Tamiflu) para pessoas gripadas em nível ambulatorial e hospitalar, de acordo com orientação médica.

Clicrbs